Paris (França) - A reta final de temporada para Carlos Alcaraz segue com resultados muito aquém de suas expectativas. Depois de ter sido eliminado ainda nas oitavas em Xangai, o atual número 2 do mundo não passou da estreia do Masters 1000 de Paris. Alcraz perdeu para o russo Roman Safiullin, 45º do ranking, por 6/3 e 6/4 em 1h37 de partida.
A eliminação precoce deixa o espanhol de 20 anos ainda mais distante da meta de terminar a segunda temporada seguida na liderança como número 1. Ele iniciou a semana 500 pontos atrás de Novak Djokovic no ranking da temporada, restando apenas mais dois torneios em disputa. Agora, o sérvio terá a chance de abrir grande vantagem antes do Finals em Turim.
The biggest win of his career 🥹
Safiullin inflicts a first R1 loss of 2023 on Alcaraz, beating him 6-3 6-4 🚨#RolexParisMasters pic.twitter.com/qugBotjZt6— Tennis TV (@TennisTV) October 31, 2023
Algoz de Alcaraz nesta terça-feira, Safiullin está com 26 anos e atingiu recentemente o melhor ranking da carreira, no 41º lugar, depois ter disputado sua primeira final de ATP em Chengdu. A vitória sobre o espanhol foi sua terceira contra top 10 na carreira e a segunda na temporada.
Safiullin terá um duelo russo nas oitavas de final contra o número 15 do mundo Karen Khachanov, que venceu o sérvio Laslo Djere por 6/4 e 7/5. O único duelo anterior entre os dois russos foi disputado justamente na semana passada, em Viena, com vitória de Khachanov em sets diretos.
Not giving up 💪
— Tennis TV (@TennisTV) October 31, 2023
Safiullin is dialled in today 🥵#RolexParisMasters pic.twitter.com/AL8M1xPPTa
Embora tenha conseguido uma quebra logo no início da partida, Alcaraz não conseguiu sustentar a liderança por muito tempo. Ele logo cedeu o empate por 2/2 e teve muitas dificuldades nas devoluções de saque, sem conseguir ameçar o serviço do russo, que voltaria a quebar no oitavo game para vencer o primeiro set.
Alcaraz também começou melhor no segundo set, criando chances de quebra em dois games distintos e chegando a liderar por 3/1. Mas o espanhol seguiu passando por momentos de oscilação, especialmente quando dependia do segundo serviço. Ele perdeu quatro games seguidos para Safiullin. Só então, o ex-número 1 do mundo voltou a confrimar o saque, mas não evitou a derrota no game seguinte. O espanhol até fez um winner a mais no jogo, 15 a 14, mas cometeu 27 erros contra 21.