Cancún (México) - Na reedição da última final de Wimbledon, Ons Jabeur conseguiu a revanche contra Marketa Vondrousova. A tunisiana superou a tcheca por 6/4 e 6/3 em 1h29 de partida nesta quarta-feira em Cancún. Ela também se recuperou da dura derrota sofrida na estreia do WTA Finals, em que havia feito só um game contra Coco Gauff.
Esta foi a primeira vitória de Jabeur sobre Vondrousova em quatro jogos na temporada. Além da decisão do Grand Slam londrino, a canhota tcheca também havia vencido no Australian Open e no WTA 1000 de Indian Wells. O histórico entre elas agora está empatado por 4 a 4.
Turning the tables 🔄@ons_jabeur avenges this year's Wimbledon final by defeating Vondrousova 6-4, 6-3 in Cancun.#WTAFinals pic.twitter.com/UiYe8I3QnB
— wta (@WTA) November 2, 2023
Além disso, a vitória de Jabeur em sets diretos deixa a situação do Grupo Chetumal bastante indefinida para a última rodada. As quatro jogadoras seguem com chances, sendo que a invicta Iga Swiatek só precisa de um set. A tunisiana e também a norte-americana Coco Gauff têm uma vitória e uma derrota. E até mesmo Vondrousova, com duas derrotas, tem uma chance remota. Na sexta-feira, Swiatek enfrenta Jabeur, enquanto Gauff encara Vondrousova.
Logo depois da partida, Jabeur se emocionou na entrevista em quadra, expressando mais uma vez sua solidariedade à comunidade palestina e anunciou que irá doar o prêmio em dinheiro que receber no torneio para oferecer ajuda humanitária à região devastada pela guerra. "Fico feliz pela vitória, mas ultimamente a situação do mundo não me deixa feliz. É muito difícil ver crianças morrendo todos os dias. É de partir o coração. Decidi doar parte do meu prêmio em dinheiro para ajudar os palestinos. Não é uma mensagem política, é uma questão humanidade. Eu quero a paz neste mundo".
Ons Jabeur says she’s donating a portion of her prize money to Palestine:
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) November 2, 2023
“I am very happy with the win but I haven't been very happy lately. The situation in the world doesn't make me happy... I feel like… I am sorry. It’s very tough seeing children & babies dying every day.… pic.twitter.com/fVBz9McSjU
Dentro de quadra, o duelo entre Jabeur e Vondrousova era o que prometia mais variações táticas nessa fase de grupos do Finals, por serem duas jogadoras de muitos recursos e com a facilidade para executar slices, curtinhas e subidas à rede. Mas em uma noite de muito vento em quadra, sobreviver durante os ralis era a prioridade. A partida teve nove quebras de serviço, seis a favor de Jabeur, que criou 13 break-points.
Em uma disputa de games longos, Jabeur esteve o tempo todo à frente no placar, quebrando duas vezes no primeiro set. Já na segunda pacial, Vondrousova só conseguiu confirmar um game de serviço e fez cinco duplas faltas. A tunisiana fez 24 a 13 nos winners e cometeu 26 erros não-forçados contra 25 da rival.