Notícias | Dia a dia
Stefani confirma boa fase e vence 1º WTA nas duplas
28/09/2019 às 09h23

Stefani e Carter já haviam sido finalistas em Seul na semana passada

Foto: Divulgação

Tashkent (Uzbequistão) - Em ótimo momento no circuito, Luisa Stefani conquistou o título de duplas no WTA de Tashkent. A brasileira e sua parceira norte-americana Hayley Carter venceram a eslovena Dalila Jakupovic e a norte-americana Sabrina Santamaria por 6/3 e 7/6 (7-4) neste sábado. Aos 22 anos, Stefani consegue seu primeiro título na elite do circuito. Ela e Carter já haviam sido finalistas em Seul na semana passada.

O título rende 280 pontos no ranking a Luisa Stefani, que não defende nada nesta semana, mas precisa descartar 48 pontos de seu 11º e último resultado válido para a classificação. Depois de debutar no top 100 na última segunda-feira, ela deverá dar um novo salto e se aproxima do grupo das 80 melhores jogadoras do mundo.

A jovem paulista de 22 anos e que treina nos Estados Unidos vive uma ótima temporada no circuito. Ela já havia vencido quatro torneios no circuito da ITF, um deles de US$ 100 mil na grama de Ilkley ao lado de Beatriz Haddad Maia, e também disputou seu primeiro Grand Slam em Roland Garros. Stefani começou o ano apenas no 187º lugar do ranking da modalidade. Em simples, ocupa o 541º lugar.

Sete brasileiras já conquistaram títulos de duplas 
Stefani se junta a outras seis brasileiras que conquistaram títulos de duplas em torneios pela elite do circuito na Era Aberta. A recordista é Patricia Medrado, dona de cinco conquistas, seguida por Cláudia Monteiro com quatro títulos. Logo depois, está Beatriz Haddad Maia com dois títulos, Maria Esther Bueno com o US Open de 1968, além Niege Dias e Paula Gonçalves com uma conquista cada.

Maior nome da história do tênis brasileiro, Maria Esther conquistou a maior parte de seus títulos antes da era profissional do esporte. Ela tem sete títulos de Grand Slam em simples, onze em duplas e mais um nas duplas mistas.

Início de partida foi complicado para a parceria
Nos primeiros games da partida, Stefani e Carter sofreram duas quebras de serviço. Elas até devolveram uma delas, mas Santamaria e Jakupovic ainda venciam por 3/1. Aos poucos, a brasileira e norte-americana foram encontrando seu melhor ritmo e passaram a dominar as ações no primeiro set e venceram cinco games seguidos.

A vantagem ficou ainda maior com uma quebra de serviço no início do segundo set. Stefani e Carter escaparam de quatro break points no quarto game, mas acabariam permitindo o empate pouco depois. Quando perdiam por 5/4, a brasileira e a norte-americana salvaram dois set points que poderiam levar o jogo a um imprevisível match tiebreak. Em vez disso, a parcial seguiu sem mais quebras de serviço. O tiebreak começou equilibrado, mas Stefani e Carter encaixaram uma série de boas devoluções e venceram seis dos últimos sete pontos disputados para conquistar o título.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis