Notícias | Outros
Guga entrega os primeiros troféus da sua Semana
06/10/2019 às 20h15

Colombiana Angélica Bernal, campeã.

Foto: Erick Gianezzi

Florianópolis (SC) - A 9ª edição do Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas terminou neste domingo, em Florianópolis, revelando uma tricampeã. A colombiana Angélica Bernal (10ª) venceu a britânica Lucy Schuker (13ª) por 4/6, 6/3 e 6/1. “Sofri no primeiro set, mas consegui me recuperar e no terceiro set tive a certeza que venceria”, explicou Bernal que destacou a competição como muito importante para o tênis sulamericano.

Quem teve direito a dupla celebração foi o japonês Takashi Sanada. Número 10 no ranking da ITF, Sanada, que participou da competição pela primeira vez, não precisou entrar em quadra para comemorar o título em simples, já que o holandês Maikel Scheffers (13º na ITF) não jogou a final por conta de uma lesão. O japonês volta para casa também com o troféu conquistado no dia anterior nas duplas. Já na Quad, o brasileiro Ymanitu Silva (10º) perdeu a final para o canadense Robert Shaw (9º) por 6/2 e 6/3.

Durante a solenidade de premiação do torneio que distribuiu R$ 97 mil e garantiu pontos no ranking da Federação Internacional (ITF), Gustavo Kuerten fez questão de agradecer aos paratletas. “Vocês são a motivação e a energia deste evento”, declarou Guga, que manifestou a vontade de realizar a competição em outra cidade no próximo ano.

Na Copa das Federações de Beach Tennis, o Rio Grande do Sul foi o vencedor. A disputa nas quadras de areia do Jurerê Sports Center (JUSC), que aconteceu simultaneamente ao Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas, contou com a participação de 14 Estados, totalizando 470 atletas e 70 treinadores.

O domingo em Jurerê Internacional também foi marcado pela realização de 64 jogos válidos pelo qualifying da Copa Guga Kuerten de Tênis Infantojuvenil, nas quadras do JUSC e Clube Doze de Agosto. A partir desta segunda-feira, a Copa começa com as disputas nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos. Além de somar pontos no ranking da CBT (12 anos), ITF (18 anos) e COSAT (14 e 16 anos), na categoria 14 anos a disputa vale vaga para participar do Le Mondial Lacoste, torneio que é realizado no mesmo período do ATP Finals em Londres com todas as despesas pagas para o atleta e acompanhante.  

CAMPEÕES DO TORNEIO PROFISSIONAL DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS

Quad Simples
Campeão: Robert Shaw (Canadá)
Vice: Ymanitu Silva (Brasil)

Quad Duplas
Campeões: Ymanitu Silva (BRA)/Robert Shaw (CAN)
Vices: Augusto Fernandes (BRA)/Julio Rueda (GUA)

Open Masculino Simples
Campeão: Takashi Sanada (Japão)
Vice: Maikel Scheffers (Holanda)

Open Masculino Duplas
Campeões: Takashi Sanada (JPN)/Maikel Scheffers (HOL)
Vices: Agustin Ledesma (ARG)/Jose Pablo Gil (CRC)

Open Feminino Simples
Campeã: Angelica Bernal (COL)
Vice: Lucy Shuker (GBR)

Open Feminino Duplas
Campeãs: Momoko Ohtani(JPN)/Lucy Shuker(GBR)
Vices: Macarena Cabrillana(CHI)/Saki Takamuro (JPN)

Junior
Campeão: Cesar Silva (BRA)
Vice: Breno Grigório (BRA)

Veja as fotos
Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis