Notícias | Dia a dia
Campeão na NCAA, Leo Telles joga future em SP
08/10/2019 às 19h35

Leonardo Telles vem do circuito universitário norte-americano

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) - Sede do IS Open São Paulo Ano VII, o Clube Paineiras do Morumby terá o seu representante no terceiro torneio mais tradicional do País. Trata-se de Leonardo Telles, que conquistou nesta temporada o título por equipes da Divisão 1 da NCAA (National Collegiate Athletic Association), a elite do tênis universitário nos Estados Unidos. Aos 23 anos, o paulista retorna ao Brasil para competir no circuito profissional como primeiro convidado do IS Open, competição chancelada pela ITF (Federação Internacional do Tênis) com US$ 15 mil de premiação e que acontece entre 14 e 20 de outubro.

Esta será a primeira competição profissional de Telles desde a penúltima edição do IS Open, realizada em 2017. Para o paulista, competir em casa será gratificante. "Agradeço ao Instituto Sports e ao Paineiras por acreditarem em mim. É sempre muito especial poder jogar no meu clube, em um torneio tão bem organizado", afirma Telles, que concluiu em julho deste ano os estudos na área de finanças pela University of Texas at Austin.

Nesta vinda ao Brasil após um mês de descanso para se recuperar de uma lesão nas costas, Telles explica que o seu foco está totalmente no tênis, dispensando qualquer possibilidade de seguir outra carreira. "No momento eu não consigo pensar em deixar o tênis. É o meu sonho e eu vou buscá-lo. Tenho uma excelente equipe e o apoio da minha família. Terminei a faculdade e finalmente posso me concentrar somente no tênis, este é o meu único foco. Estou pronto para encarar esse processo de muita determinação, resiliência e aprendizado", revela.

O tenista ainda explica que possui duas bases de treinamento, a principal na Flórida com o time da Evert Tennis Academy, e outra em São Paulo. A sua equipe nos Estados Unidos apresenta importantes nomes, como o português Antonio Van Grichen, ex-treinador de Victoria Azarenka, Ana Ivanovic e Marcos Baghdatis, e o preparador físico brasileiro Cassiano Costa, que trabalhou recentemente com Monica Puig, Eugenie Bouchard e Thomaz Bellucci. Quando estiver na capital paulista, Telles terá o acompanhamento de Ludgero Braga que integra o time com trabalhos biomecânicos.

A conquista na NCAA
O feito de Leonardo Telles na principal liga universitária dos Estados Unidos acontece após exatos 50 anos de outro título brasileiro na NCAA, conquistado por Fernando Gentil com a equipe da University of Southern California. A Divisão 1 da NCAA é disputada entre 64 universidades dos Estados Unidos e apresenta John McEnroe, John Isner e os irmãos Bob e Mike Bryan entre os campeões do passado.

"Até hoje eu não consigo dimensionar muito bem esta conquista, posso dizer que ainda não caiu a ficha. Quem jogou ou acompanha sabe a dificuldade de ser campeão nacional pela NCAA. Além do ótimo nível de tênis, existem muitos fatores que estão fora do seu controle. Alcançar este título com meus colegas no meu último ano como estudante, sendo o primeiro troféu na história da faculdade, fez com que esta conquista se tornasse ainda mais especial, uma experiência incrível", finaliza Telles, o sétimo brasileiro confirmado na chave do IS Open.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis