Notícias | Dia a dia
Monteiro se reabilita e vence o anfitrião Estrella
08/10/2019 às 22h31

Monteiro já está nas oitavas de final do challenger dominicano

Foto: João Pires/Fotojump

Santo Domingo (República Dominicana) - Depois de sofrer uma dura derrota na semifinal de Buenos Aires e de cair ainda na estreia em Campinas, Thiago Monteiro se reabilitou no circuito e estreou com vitória no challenger de Santo Domingo. Número 1 do Brasil e 106º colocado no ranking, o cearense de 25 anos venceu o anfitrião Victor Estrella Burgos por duplo 6/2 em 63 minutos de partida.

Por ser o cabeça de chave número 4 do torneio, Monteiro entrou diretamente na segunda rodada em Santo Domingo. Dessa forma, a vitória desta terça-feira já o coloca nas oitavas de final do torneio disputado em quadras de har-tru (saibro verde).

O próximo adversário de Monteiro é o gaúcho Oscar Gutierrez, jogador de 26 anos e 390º colocado, que surpreendeu o sérvio Pedja Krstin, cabeça 14 do torneio e 199º do ranking, com parciais de 7/5 e 6/4. Gutierrez marcou sua primeira vitória contra um top 200 e já garante dez pontos na ATP por ter avançado duas rodadas. Ele atingiu o melhor ranking da carreira em setembro, quando ocupou o 368º lugar.

Veja como foi a vitória de Monteiro em Santo Domingo

Diante de um rival que sentia a falta de ritmo de competição e que tinha dificuldades para se manter nos ralis disputados do fundo de quadra, Monteiro tentou ser bastante consistente, além de ter bom desempenho no saque. No primeiro set, o cearense cedeu só três pontos em seus games de serviço e conseguiu duas quebras.

O número 1 do Brasil também abriu larga vantagem na parcial seguinte. Empurrado pela torcida, que lotou a arquibancada e levou instrumentos musicais para entoar seus coros de apoio, Estrella Burgos até devolveu uma das quebras, mas voltaria a perder um game de saque logo depois. Assim, Monteiro terminou o jogo com cinco quebras a favor.

Monteiro já conquistou dois títulos de challenger nesta temporada. O primeiro foi ainda no mês de janeiro em Punta del Este, no Uruguai. Já no mês de julho, ele foi campeão no saibro alemão de Braunschweig. O cearense que treina na Argentina venceu cinco jogos pela elite do circuito e mais 23 de challenger na temporada, além de ter furado alguns qualis, como os de Roland Garros e Wimbledon.

Superado por Monteiro nesta terça-feira, Victor Estrella Burgos está com 39 anos. O veteraníssimo dominicano conquistou três títulos de ATP na carreira, todos eles no saibro de Quito, no Equador, e chegou a ocupar o 43º lugar no ranking mundial. Atualmente, ele aparece apenas no 859º lugar do ranking e venceu só quatro jogos de challenger neste ano. Em agosto, declarou em suas redes sociais que pretendia encerrar sua carreira profissional no challenger de Santo Domingo.

Rodada tem mais quatro brasileiros 
Outros quatro brasileiros estão na segunda rodada, com possibilidade de duelos nacionais nas oitavas. O mineiro João Menezes, 208º do mundo, enfrenta o argentino Facundo Mena. Se vencer, pode encarar o gaúcho Guilherme Clezar, 318º, ou o cabeça argentino Leonardo Mayer, número 94 do ranking. Já o paranaense de 19 anos Thiago Wild, 352º do ranking, encara o italiano Alessandro Giannessi, 151º, e pode cruzar o caminho do gaúcho de 21 anos Orlando Luz, 316º colocado, que desafia o cabeça 5 argentino e 112º do ranking Guido Andreozzi.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis