Notícias | Dia a dia
Gauff faz quartas e entra no top 100 aos 15 anos
09/10/2019 às 13h23

Gauff ocupava apenas o 879º lugar do ranking em dezembro do ano passado

Foto: Divulgação

Linz (Áustria) - Uma meta que parecia improvável no fim do ano passado para Coco Gauff foi cumprida nesta quarta-feira. A jovem norte-americana de 15 anos assegurou sua entrada no top 100 do ranking mundial depois de garantir vaga nas quartas de final do WTA de Linz. Gauff vencia a ucraniana Kateryna Kozlova, 83ª do ranking, por 4/6, 6/4 e 2/0 antes de a rival abandonar a partida por lesão na panturrilha esquerda.

Gauff ocupava apenas o 879º lugar do ranking em dezembro e iniciou a temporada na 685ª colocação por conta da reestruturação no sistema de pontuação dos torneios menores. Ainda como juvenil, ela já declarava que pretendia chegar ao top 100 na temporada de 2019. Ela iniciou a semana como número 110 do mundo e já garantiu 60 pontos no ranking pela campanha até as quartas.

O salto de Gauff no ranking se deu, principalmente, por dois ótimos resultados em Grand Slam. Ela conseguiu furar o quali e ainda vencer mais três jogos na chave principal de Wimbledon, parando apenas em Simona Halep, que seria campeã do torneio. Convidada para o US Open, venceu mais dois jogos e foi eliminada pela então número 1 do mundo Naomi Osaka. Além disso furou quali de WTA em Washington, venceu um jogo pelo Premier de Miami e teve boas campanhas nos torneios profissionais da ITF.

Outro feito alcançado por Gauff é o de jogadora mais jovem a atingir as quartas de final de um torneio desde janeiro de 2005, quando Sesil Karatancheva fez quartas em Gold Coast aos 15 anos e 153 dias. A norte-americana está com 15 anos e 214 dias.

O próximo compromisso de Gauff em Linz será só na próxima sexta-feira. Em seu quadrante, a número 8 do mundo Kiki Bertens sequer estreou ainda. A holandesa enfrenta ainda nesta quarta-feira a japonesa Misaki Doi. Se vencer, cruzará o caminho da belga Alison Van Uytvanck.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis