Notícias | Dia a dia
Monteiro conquista Lima e vai retornar ao top 90
27/10/2019 às 17h41

Thiago Monteiro sobe para o top 90 e garante vaga no Australian Open de 2020

Foto: Arquivo

Lima (Peru) - Depois de três meses e muito esforço, o cearense Thiago Monteiro recuperou seu lugar entre os 90 primeiros do ranking internacional. Ele completou sua ótima semana sobre o lento saibro de Lima e derrotou neste domingo com dificuldade o argentino Federico Coria, por 6/2, 6/7 (7-9) e 6/4, para levantar o terceiro título de nível challenger da temporada e o quarto da carreira.

Depois de amargar longo período fora do top 100 - neste ano só havia furado o bloco por uma semana em fevereiro de 2018 e outra por 15 dias em julho deste ano -, ele apareceu no 97º na última segunda-feira e agora subirá para o 89º.

Monteiro só tem mais oito pontos a defender até o final da temporada e assim é certo que conseguirá permanecer entre os 100 e entrar diretamente na chave do Australian Open. Na próxima semana, será o cabeça 3 no challenger de Guayaquil.

O duelo diante de Coria foi inédito no circuito e mostrou ampla superioridade do canhoto brasileiro até a metade do segundo set. Monteiro sacou muito bem em todo o primeiro set, a ponto de perder apenas dois pontos de serviço, e conseguiu duas quebras tendo habilidade para aprofundar as devoluções.

Passou aperto na abertura do segundo set, tendo de evitar um break-point num longo game, e daí ganhou confiança. Com nova quebra, saltou a 4/1 e 4/2. Parecia caminhar rapidamente para a conquista, mas vacilou. Permitiu duas vezes a reação de Coria, deixou escapar um match-point no longo tiebreak e ainda levou tremendo susto ao ver o argentino abrir 3/0 no terceiro set. Reagiu imediatamente, obteve a quebra decisiva no nono game e, após 2h30 de luta, faturou o terceiro título da temporada, que se soma a Braunsweig e Punta del Este.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis