Notícias | Dia a dia
Nadal retoma número 1 e lidera pela 197ª semana
04/11/2019 às 08h06

Miami (EUA) - Um ano após deixar o topo do ranking, o espanhol Rafael Nadal voltou a assumir o número 1 do mundo nesta segunda-feira. Com a queda dos pontos do ATP Finals da temporada passada, ele agora aparece na liderança por ter sido o jogador que mais somou na atual temporada, ficando 640 pontos à frente do sérvio Novak Djokovic, o segundo colocado.

Esta é a 197ª semana do canhoto de Mallorca na ponta, aparecendo como o sexto que mais tempo permaneceu no primeiro lugar na história do ranking da ATP. Nadal fica atrás do suíço Roger Federer (310 semanas), do norte-americano Pete Sampras (286), de Djokovic (275), do tcheco naturalizado norte-americano Ivan Lendl (270) e do norte-americano Jimmy Connors (268).

Nadal pode superar as 200 semanas de liderança se conseguir fechar o ano como número 1 pela quinta vez na carreira, igualando assim marca de Djokovic, Federer e Connors, que empatam na segunda colocação dessa lista. Sampras é o recordista, terminando seis vezes como o jogador que mais somou pontos em uma mesma temporada.

Veja mais: Djokovic sonha com liderança e recorde de Sampras

Só que o espanhol se machucou antes da semifinal contra o canadense Denis Shapovalov no Masters 1000 de Paris e corre o risco de não poder jogar mais em 2019, perdendo o ATP Finals e a Copa Davis. Nesta segunda-feira ele faz exames em Barcelona para averiguar melhor o grau da lesão abdominal sofrida no último sábado e ver se pode retornar às quadras ainda neste ano.

A disputa pelo número 1 fica então em aberto, mas independentemente da presença de Nadal em Londres ou não, Djokovic vai precisar no mínimo chegar até a final na Arena O2 para retomar a ponta. O sorteio do Finals acontece na próxima terça-feira e por enquanto terá o espanhol em um grupo e o sérvio em outro, com Federer podendo cair em qualquer um dos lados.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis