Notícias | Outros
Jogue Tênis nas Escolas agita 120 crianças
04/11/2019 às 12h07

Atividades aconteceram domingo na Play Tennis Morumbi.

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) - Foi realizado neste domingo, 3 de novembro, mais um Festival Escolar do Programa Jogue Tênis nas Escolas, da Confederação Brasileira de Tênis (PJTE/CBT), em São Paulo, na academia Play Tennis Morumbi. O evento incluiu Circuito de Habilidades para as crianças que ainda não trocam bolas e jogos por equipes de bola vermelha e laranja na primeira parte, e jogos por equipes de bola verde e amarela na segunda parte.

O Festival do segundo semestre teve a participação de 120 crianças e jovens do Ensino Fundamental 1 e 2 de escolas das redes pública e particular, que desenvolvem o tênis em seus cursos extra curriculares, das células receptoras (ver abaixo), dos projetos sociais da Academia Play Tennis e de Institutos como o Bola Dentro, Instituto de Tênis de Piratininga e Patrícia Medrado.

A organização e a arbitragem educativa ficaram a cargo das empresas especializadas em tênis escolar, responsáveis por desenvolver o curso de tênis em mais de 50 escolas na Grande São Paulo, e de estagiários de Educação Física, que estudam em faculdades parceiras do Programa, algumas com Módulo de Tênis Escolar em sua grade curricular.

O PJTE/CBT é o programa de tênis escolar oficial da Confederação Brasileira de Tênis, com direção geral de Airton Santos e coordenação pedagógica de Suzana Silva. Iniciou seus trabalhos em 2008 e, além de oferecer o tênis para mais de 4 mil crianças e jovens dentro do contexto escolar, já capacitou cerca de 16 mil professores, presencialmente e à distância, por meio de projetos como o Transforma Educação Rio 2016, Impulsiona Educação Esportiva e Departamento de Capacitação da CBT.

O Programa oferece apoio a todos os professores que queiram iniciar ou aprimorar o trabalho de ensino do tênis dentro das escolas.  Através do sistema Play and Stay, as crianças iniciam o aprendizado em quadras de tamanho reduzido e bolas mais lentas, que podem ser perfeitamente adequados às quadras poliesportivas ou pátios escolares, nos dois primeiros estágios (bola vermelha, quadra de 11m, e bola laranja, quadra de 18m).

O encaminhamento para as "células receptoras" (academias, clubes ou equipamentos públicos com quadras oficiais de 24m parceiras do programa) é necessário apenas no terceiro estágio do aprendizado (a partir da bola verde), para que as crianças que conheceram o tênis na escola e gostaram possam seguir evoluindo. Se a sua escola ainda não é parceira do Programa, é fácil inserir o tênis na grade de atividades extracurriculares, acessando www.cbtenis.com.br e clicando no mascote do PJTE/CBT.

Atualmente, o Programa Jogue Tênis nas Escolas conta com o apoio da Decathlon, da rede de academias Play Tennis, e das entidades e empresas parceiras  Pavão Tennis, Instituto Patrícia Medrado, Kyriakos Tennis, Cesar Kist Tennis, Airton Santos Tênis, Kirmayr Tênis, Perez Sports, Funny Tennis, Marreti Tennis, LealDouble Tênis,  Ânima Tênis, Suzana Silva Tênis, Núcleo PJTE/Fortaleza, Instituto de  Tênis de Itapetininga,  Academia Tênis & Cia.,  e André Santos Tênis.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis