Notícias | Dia a dia
Com regras diferentes, Next Gen Finals começa na terça
04/11/2019 às 20h12

Milão (Itália) - A terceira edição do Next Gen ATP Finals começa nesta terça-feira, em Milão. Assim como nas duas últimas temporadas, o evento entre alguns destaques da nova geração do circuito (com até 21 anos) testa algumas regras diferentes do habitual.

Os oito jovens jogadores são divididos em duas chaves. O Grupo A tem o australiano Alex de Minaur, o norueguês Casper Ruud, o sérvio Miomir Kecmanovic e o espanhol Alejandro Davidovich Fokina. Já o Grupo B tem o norte-americano Frances Tiafoe, o francês Ugo Humbert, o sueco Mikael Ymer e o italiano Jannik Sinner.

Classificam-se os dois melhores de cada chave para a fase semifinal. Na sequência, os dois vencedores disputam o título. Diferente do que acontecia nos últimos anos, não haverá disputa de terceiro lugar. Outra regra rejeitada para este ano foi o 'No-Let', que possibilitava a continuidade dos pontos mesmo quando o saque tocava na fita.

Confira outras características do torneio.

Sets mais curtos: Os jogos são disputados em melhor-de-cinco sets, definidos em até quatro games. Caso uma parcial esteja empatada por 3/3, é disputado um tiebreak. Além disso, todos os games têm o chamado 'No-Ad' para os casos de 40-iguais.

Aquecimento mais curto: O período de aquecimento é de apenas quatro minutos, contados a partir do momento em que o segundo jogador entra na quadra.

Comunicação com técnicos: Os jogadores podem se comunicar com seus treinadores por meio de headset nos intervalos. Não é permitida, entretanto, a presença dos treinadores em quadra.

Árbitro de vídeo: Os jogadores poderão pedir revisão por vídeo de lances como quique duplo da bola, invasão de lado de quadra ou toque na rede, por exemplo.

Ausência de juízes de linha: Marcações de bola dentro ou fora serão automáticas, graças ao sistema hawk-eye. Sem a presença dos juízes de linha, o sistema de som da arena faz os anúncios se o saque os golpes de um tenista foram para fora. 

As regras do torneio também incluem o cronômetro de 25 segundos para o saque, a presença de ganchos para os jogadores pendurarem as tolhas e não sobrecarregarem os boleiros, além da movimentação livre para o público no estádio.

Veja a programação do primeiro dia de jogos.

Quadra Central - 10h (de Brasília)
[4]Casper Ruud (NOR) vs [5]Miomir Kecmanovic (SER)
[1]Alex de Minaur (AUS) vs [7]Alejandro Davidovich Fokina (ESP)
Não antes das 15h30 (de Brasília)
[3]Ugo Humbert (FRA) vs. Mikael Ymer (SUE)
[2]Frances Tiafoe (EUA) vs [8/WC]Jannik Sinner (ITA)

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis