Notícias | Dia a dia
Clezar supera Monteiro e avança em Montevidéu
06/11/2019 às 14h15

Clezar encara rival argentino por vaga nas quartas de final no Uruguai

Foto: Arquivo

Montevidéu (Uruguai) - No duelo nacional que abriu a rodada desta quarta-feira pelo challenger de Montevidéu, Guilherme Clezar levou a melhor sobre Thiago Monteiro e garantiu vaga nas oitavas de final. O gaúcho de 26 anos e 318º do ranking surpreendeu o cearense de 25 anos e número 88 do mundo com parciais de 7/6 (8-6), 6/7 (6-8) e 6/3 em 2h55 de partida.

Clezar enfrentará nas oitavas o argentino Andrea Collarini, 205º do ranking. O único duelo anterior foi vencido por Collarini, ainda em 2015. Por já ter vencido dois jogos no torneio, o gaúcho já fez sete pontos na ATP. Na temporada, o Clezar venceu 24 jogos de challenger e mais seis de future e alcançou as quartas em dois challengers.

Por sua vez, Monteiro sofre a segunda derrota seguida em estreias, curiosamente para outros brasileiros. Na semana passada, ele foi superado por Thiago Wild em Guayaquil. Ainda assim, o atual número 1 do Brasil fez boa temporada, com 30 vitórias e três títulos de challenger, cinco vitórias na ATP, e furando os qualis de Roland Garros e Wimbledon.

Veja como foi a vitória de Clezar nesta quarta-feira
O primeiro set não teve nenhuma quebra de serviço, ainda que Monteiro tivesse criado cinco oportunidades de quebra, inclusive um set point quando vencia por 5/4. Clezar conseguiu se salvar combinando um bom saque aberto com um winner de forehand na segunda bola. O cearense só enfrentou um break point na parcial, pouco antes do tiebreak.

Durante o game-desempate, Monteiro também começou melhor e chegou a fazer 6-3. Clezar salvou dois set points com ótimos saques e contou com um erro do adversário empatar a disputa. Na sequência, Monteiro errou um smash e ficou em situação delicada, permitindo que Clezar fechasse o set no ponto seguinte.

Monteiro seguia pressionando o saque de Clezar no início do segundo set e conseguiu a quebra para liderar o placar por 4/2. O gaúcho buscou o empate no oitavo game e começou melhor no tiebreak, chegando a ter um match point. O cearense evitou a derrota ao sustentar um longo rali do fundo de quadra, além de contar com um erro e uma dulpa-falta do rival para empatar a disputa.

Clezar conseguiu uma quebra logo na abertura do terceiro set após duas duplas-faltas de Monteiro. Quando vencia por 3/1, o gaúcho teve chance de ampliar a diferença no placar, mas não aproveitou. Por sua vez, Monteiro perdeu três break points que poderiam empatar a disputa ainda nos primeiros games. O cearense também teve chance de devolver a quebra já no oitavo game, mas novamente não aproveitou. Na sequência, Clezar voltou a quebrar e fechou a partida.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis