Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Thiem confirma, decide Finals e volta ao 4º lugar
16/11/2019 às 18h47

Thiem sofreu apenas uma derrota no Finals até aqui

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - O austríaco Dominic Thiem está a um jogo de conquistar o maior título de sua carreira e o segundo grande troféu da temporada. Num jogo tenso, ele superou pela sexta vez em oito duelos o alemão Alexander Zverev, com parciais de 7/5 e 6/3.

Com isso, o ATP FInals verá um novo campeão neste domingo, já que Thiem enfrentará na decisão das 15 horas o estreante no torneio Stefanos Tsitsipas, que mais cedo tirou o suíço Roger Federer.

O austríaco de 26 anos venceu quatro dos seis duelos diante de Tsitsipas, mas apenas um nesta temporada, na final de Pequim. Todos os outros aconteceram no ano passado, com triunfo de Thiem em Doha, Indian Wells e Roland Garros e derrotas em Barcelona e Canadá.

Thiem também garante ao menos 800 pontos e isso já será suficiente para recuperar o quarto lugar do ranking, deixando para trás o russo Daniil Medvedev, que saiu do Finals sem qualquer vitória.

Susto no primeiro set
Num duelo de fortes saques e muitas trocas de fundo de quadra, Zverev deixou escapar duas importantes oportunidades no primeiro set, quando teve chance de quebra no terceiro e quinto games.

Thiem no entanto mostrou tranquilidade e conseguiu a quebra decisiva no 12º game, quando o adversário se mostrou tenso e descontou a raiva na raquete. Dos 19 erros do alemão no set, nada menos que 11 foram de forehand. Curiosamente, Zverev acertou 84% do primeiro saque, mas venceu apenas 71%.

O segundo set veio com domínio dos sacadores, ainda que Thiem tenha sofrido no quinto game, mas outra vez Zverev cometeu erros importantes na hora de pressão e acabou cedendo o saque na terceira tentativa. Thiem ainda teve um game perigoso, evitando dois break-points, antes de enfim completar a partida.

O jogo teve 22 winners do austríaco contra 20 de Zverev, mas também muitos erros, com 24 de Thiem e 27 do alemão.

Comentários