Notícias | Dia a dia
Ranking protegido pode garantir Delpo na Austrália
09/12/2019 às 19h33

Del Potro jogou apenas cinco torneios em 2019 e aparece no 123º lugar do ranking

Foto: Arquivo

Melbourne (Austrália) - Depois de disputar apenas doze partidas na temporada de 2019, Juan Martin del Potro sofreu uma queda brusca no ranking. O argentino de 31 anos começou 2019 como número 5 do mundo, mas aparece atualmente apenas na 123ª colocação. Dessa forma, ele terá que solicitar o recurso do ranking protegido para jogar o Australian Open, que começa em 20 de janeiro.

O que é o ranking protegido?
O ranking protegido (também chamado de ranking especial) é um artifício que a ATP e WTA possuem para possibilitar que jogadores que sofrem graves lesões ou passam por problemas de saúde possam ao voltar ao circuito disputando os grandes torneios, sem precisar passar pelo qualificatório. Isso pode ser utilizado em até nove torneios para homens e oito para muheres. Caso o afastamento seja maior que um ano, o limite sobe para 12 torneios para homens e mulheres.

No circuito da ATP o atleta precisa ficar seis meses sem jogar para ter direito ao uso do ranking protegido. É calculada uma média de ranking dos três primeiros meses de afastamento e o jogador utiliza essa posição para entrar diretamente na chave de um torneio.

É importante lembrar, entretanto, que essa classificação não interfere na lista de cabeças de chave. Dessa forma, Del Potro ou qualquer tenista que utilize esse recurso pode enfrentar um dos primeiros colocados no ranking já na primeira rodada.

Delpo não jogou três das últimas quatro edições
De acordo com o jornalista polonês Michal Samulski, Del Potro deverá pedir o ranking protegido para a próxima edição do Grand Slam australiano. O argentino chegou duas vezes às quartas de final, em 2009 e 2012, mas não disputou três das últimas quatro edições por conta de lesões.

Del Potro sofreu uma grave lesão no joelho direito em outubro de 2018. O argentino disputou cinco torneios no primeiro semestre deste ano, com quatro vitórias e oito derrotas em doze jogos, antes de optar por uma cirurgia. A operação foi realizada no dia 22 de junho em Barcelona e ele não jogou nenhuma partida do circuito profissional desde então.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva