Notícias | Dia a dia | Australian Open
Thiem não dá chances a Monfils e vence em 3 sets
27/01/2020 às 01h02

Melbourne (Austrália) - Primeiro jogo desta segunda-feira pela chave masculina do Australian Open, o duelo entre o austríaco Dominic Thiem e o francês Gael Monfils não decepcionou e trouxe grandes lances, mas sem o equilíbrio esperado para um confronto entre dois top 10. Isso porque o atual número 5 do mundo não deu chances ao rival e venceu em sets diretos, com parciais de 6/2, 6/4 e 6/4.

Classificado pela primeira vez para as quartas de final em Melbourne, onde havia chegado no máximo às oitavas (2017 e 2018), Thiem vai tão longe em um Grand Slam pela sexta vez e pouco a pouco se aproxima de Thomas Muster, o austríaco com mais quartas na carreira (9). Os dois chegaram a trabalhar juntos neste começo de ano, mas a relação durou pouco e acabou no meio do Australian Open.

A busca por uma inédita semifinal no torneio será contra o vencedor do embate que de um lado terá o espanhol Rafael Nadal e do outro o atleta da casa Nick Kyrgios. O austríaco leva a pior no retrospecto contra seus dois possíveis próximos rivais, perdeu o único jogo que teve contra o australiano e soma quatro vitórias e nove derrotas frente ao canhoto de Mallorca.

Os pontos no jogo entre Thiem e Monfils foram bastante disputados, mas o austríaco mostrou grande consistência com o saque, que não foi ameaçado uma vez sequer, terminando com 83% de aproveitamento. Já o desempenho do francês no fundamento ficou bem abaixo e mesmo salvando 10 break-points, ainda assim levou quatro quebras no decorrer da disputa e caiu em 1h50 de jogo.

Logo no primeiro game da partida o francês já teve que salvar o primeiro break-point, não escapando da quebra no terceiro. Muito firme com o saque, Thiem ainda ampliou a vantagem e fechou o set em 6/2.  A segunda parcial foi bem mais parelha, com Monfils tomando um pouco mais a iniciativa. Contudo, a firmeza do austríaco não deixou brechas para o rival.

Novamente sem enfrentar breaks contra, o número 5 do mundo bateu o saque de Monfils no sétimo game e com isso levou também o segundo set. Na terceira parcial, uma quebra logo no primeiro game deixou Thiem bem perto das quartas. Ele administrou a vantagem sem sustos e concretizou sua sexta vitória em seis duelos com o francês.

Comentários