fiogf49gjkf0d
Gustavo Kuerten, Rio Open, quadra central, placa, Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Gustavo Kuerten, Rio Open, quadra central, placa, Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Gustavo Kuerten, Rio Open, quadra central, placa, tênis" /> fiogf49gjkf0d 2016/guga/Rio Open-quadra batizada_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2016/guga/Rio Open-quadra batizada_int.jpg" />Rio de Janeiro (RJ) - A quadra central do Rio Open passou a se chamar “Guga Kuerten”, em homenagem ao tricampeão de Roland Garros. A solenidade, transferida para a noite dessa terça-feira, aconteceu momentos antes da estreia de Rafael Nadal no torneio. Guga recebeu das mãos do presidente do Jockey Club, Carlos Eduardo Palermo, uma placa oficializando a homenagem ao brasileiro que em 2000 atingiu o topo do ranking mundial.
Emocionado, Guga disse que o reconhecimento simboliza o resgate da história do tênis brasileiro. Citando tenistas como Alcides Procópio, Maria Esther Bueno e Jaime Oncins, ele disse que foi estimulado por exemplos de jogadores que garantiram muito valor ao esporte no país. “Hoje eu vejo o Thomaz (Bellucci), o Marcelo (Melo) e o Bruno (Soares) batalhando. E nós temos que aprender a valorizar um pouco mais esse esforço. A gente tem que realçar a nossa história”, declarou.
Homenageado também pelos boleiros, ele brincou com o fato de emprestar seu nome à quadra. “Posso dizer que estarei no Rio Open desde a primeira até a última bola na quadra central do torneio. Dá muita saudade”, concluiu.