Notícias | Dia a dia
Monteiro não repete atuações e cai nas quartas
28/02/2020 às 16h22

Monteiro chegou pela oitava vez às quartas de um ATP e segue com apenas uma semifinal na carreira

Foto: Divulgação

Santiago (Chile) - Depois de ter feito duas boas atuações nas fases iniciais do ATP 250 de Santiago e de não ter serviço quebrado nessas partidas, Thiago Monteiro não repetiu o mesmo nível de tênis nesta sexta-feira e caiu nas quartas de final do torneio. O número 1 do Brasil e 88º do ranking perdeu para o espanhol Albert Ramos, 45º colocado, por duplo 6/4 em 1h41 de partida.

Monteiro vinha de boas vitórias sobre o argentino Leonardo Mayer e o espanhol Roberto Carballes Baena. O cearense de 25 anos alcançou as quartas de final de um ATP pela oitava vez na carreira, mas tem apenas uma semifinal no currículo. Há pouco mais de dois anos, em Quito, parou na penúltima rodada do torneio no Equador depois de ser superado pelo próprio Ramos.

Embora tenha criado duas chances de quebra ainda no início da partida, Monteiro vinha com algumas dificuldades para devolver o saque do espanhol. Ramos contou com alguns do brasileiro para manter o game de serviço e conseguiu a única quebra do set inicial já no quinto game. Monteiro até salvou dois set points no saque, mas não evitou a perda da parcial.

No início do segundo set, Monteiro teve o serviço quebrado e pediu atendimento para o tornozelo esquerdo. De volta à quadra, o número 1 do Brasil conseguiu devolver a quebra, mas voltaria a perder o saque na sequência, depois de uma série de boas devoluções do rival. Frustrado, Monteiro acabou quebrando uma raquete. Perdendo por 5/3, o número 1 do Brasil fez um ótimo game de saque. Ele até salvou um match point no serviço do adversário logo depois, mas apenas adiou a derrota por alguns minutos.

Monteiro se aproxima de seu melhor ranking
A campanha até as quartas de final rende 45 pontos na ATP a Monteiro. Embora não defenda nada nesta semana, ele precisa descartar 15 pontos de seu 18º e último resultado válido para o ranking. Sendo assim, seu avanço será modesto e ele deve ganhar seis posições. A melhor marca do canhoto de Fortaleza foi o 74º lugar, alcançado em 2017.

Este foi o segundo ATP na temporada em que Monteiro chegou às quartas de final, repetindo o que ele havia feito há duas semanas em Buenos Aires. Também neste início de 2020, venceu o challenger de Punta del Este, no Uruguai. O cearense vinha da disputa do Rio Open, onde parou nas oitavas.

Wild joga ainda nesta sexta contra Garin
Algoz de Monteiro nesta sexta-feira, Ramos agora enfrenta o norueguês Casper Ruud, que marcou um duplo 7/5 contra o argentino Federico Delbonis. Ainda nesta sexta-feira, o paranaense Thiago Wild será mais um brasileiro a lutar por vaga na semi. O jovem jogador de 19 anos tem a missão de desafiar o chileno Cristian Garin, principal cabeça de chave do torneio e número 18 do mundo.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva