Notícias | Dia a dia
ATP remarca challengers, WTA cancela torneio
03/03/2020 às 16h54

Challenger de Samarkand, vencido por Menezes no ano passado, não será realizado

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - O surto do coronavírus segue afetando o calendário do tênis, especialmente na Ásia, mas também em algumas regiões da Europa. A ATP anunciou nesta terça-feira o cancelamento de dois challengrs e o adiamento de outras quatro competições.

Estão cancelados os challengers de Anning (China), que aconteceria a partir de 20 de abril, e Samarkand (Uzbequistão) a partir de 11 de maio. Além disso, três challengers que aconteceriam na Coreia do Sul em maio, nas cidades de Seul, Busan e Gwangju serão remarcados para agosto. Já o challenger de Madri, que estava marcado para começar no dia 23 de março, foi adiado para outubro.

Lembrando que o brasileiro João Menezes é o atual campeão em Samarkand e tem 80 pontos a defender até o dia 18 de maio. Uma das opções para Menezes manter sua posição no ranking é disputar um novo challenger, recém-incluído no calendário. A ATP também marcou para a semana do dia 20 de abril um torneio na cidade de Manzanillo, no México.

Ainda em janeiro, a ATP já havia anunciado o cancelamento de quatro challengers que aconteceriam em março na China, nas cidades de Qujing, Zhuhai, Shenzhen e Zhangjiagang. Posteriormente, também foram cancelados os challengers chineses de Nanchang e Changsha, enquanto o torneio de Taipei foi adiado, mas ainda não tem data para acontecer. Já no dia 23 de fevereiro, a final do challenger de Bérgamo, na Itália, não pôde ser realizada por conta do grande número de casos do vírus no norte do país naquela semana.

"O surto de coronavírus continua causando interrupções em muitos eventos esportivos em todo o mundo", afirmou a ATP. "A saúde e a segurança da equipe, dos jogadores e dos fãs são nossa principal prioridade. Estamos em contato regular com nossos jogadores, organizadores dos torneios e com as respectivas autoridades locais sobre as mais recentes medidas e diretrizes de saúde preventivas. Continuamos a acompanhar de perto a situação à medida que ela evolui".

Circuito da WTA tem dois cancelamentos
O calendário feminino foi menos afetado, por enquanto. Apenas dois torneios da série 125k da WTA precisaram ser cancelados. O primeiro é Xi'An, que aconteceria entre os dias 13 e 19 de abril. O segundo seria em Anning, que estava marcado para ocorrer entre 27 de abril e 3 de maio em quadras de saibro.

"Essa decisão foi tomada pensando nos interesses das jogadoras, do torneio, do staff da WTA e dos fãs", diz o comunicado oficial da entidade. "Estamos acompanhando de perto a situação e não há nada mais importante do que proteger a saúde da comunidade da WTA, assim como de nossos fãs e colaboradores na China. Nós continuamos a nos comunicar com médicos e especialistas e vamos permanecer vigilantes para lidar da melhor maneira possível com a situação".

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva