Notícias | Beach Tennis
Dicas para você escolher a raquete de beach tennis
13/08/2020 às 08h01
Joana Cortez *
Especial para TenisBrasil

Como atleta de tênis sempre ouvi dizer que a raquete é como se fosse a extensão do nosso braço. Ela é o principal instrumento de um tenista. Muitas vezes trocamos confidências com ela, tratamos bem, e às vezes mal, descarregamos toda nossa frustração e raiva. Mas precisamos amá-la e nos sentirmos confortáveis e confiantes em sua companhia.

Assim como no tênis, no beach tennis o nosso principal instrumento de trabalho é a raquete. Mas, quando fazemos essa transição de esporte ou mesmo quando experimentamos o beach tennis pela primeira vez, temos muitas dúvidas, como por exemplo, como escolher uma raquete de beach tennis e qual é a raquete ideal pra mim?

Para quem nunca viu uma raquete de beach tennis, ela se assemelha mais com uma raquete de padel do que de tênis. A raquete não possui cordas e o material pode ser de carbono, kevlar, fibra de vidro ou grafite. Muitos pensam que é de madeira, mas não é. O peso pode variar em média entre 320 e 375 gramas (raquete de adulto). Pela regra oficial da ITF (Federação Internacional de Tênis), a espessura máxima de uma raquete de beach tennis é de 38 mm.

As raquetes de adulto variam entre 47 e 50 cm de comprimento. Uma raquete de cabo curto (47 cm) pode auxiliá-lo em bolas mais próximas do corpo, como uma defesa, mas você terá um pouco menos de alcance por exemplo, em bolas no fundo da quadra. Já a raquete com cabo longo (50 cm), você terá mais alcance, mas talvez um pouco mais de dificuldade no manuseio. Muitos tenistas preferem uma raquete de cabo longo, já que estão acostumado a jogar com uma raquete de tênis que tem 68,58 cm (adulto).

Grips e furinhos
Diferente do tênis, no beach tennis você não tem tantas variações de grips. No tênis, temos a medida L2 (4 1/4) mais fina e a L4 (4 1/2), mais robusta. A medida intermediária e mais usada é a L3 (4 3/8). No beach tennis, a maioria das raquetes tem a medida L2. Jogadores com mãos pequenas normalmente tiram o grip oficial para colocar um mais fino e jogadores com mãos maiores normalmente incluem mais grips na raquete. O importante é ajustar a medida correta para o tamanho da mão.

As raquetes de beach tennis tem furinhos, que servem para reduzir a resistência do ar. Uma raquete com mais furos, tem portanto menor resistência do ar. Isso pode reduzir a potência dos golpes, mas facilitar no toque, como em bolas curtas. As raquetes com menos furos possuem mais resistência com o ar (jogar com muito vento pode dificultar ainda mais, sensação da raquete mais pesada), mas você ganha na potência.

Muitos jogadores, principalmente profissionais, “manipulam” suas raquetes colocando pesinhos ou algum tipo de aspereza para conseguir dar efeito no saque e smash. Lojas especializadas de tênis vendem os pesinhos para colocar nas raquetes e alguns especialistas em colocar aspereza na raquete conseguem personalizar sua raquete, deixando-a ideal para você.

Vale lembrar que na regra não existe um limite mínimo ou máximo do peso da sua raquete, mas o jogador deve ter muito cuidado em relação a isso para não gerar lesões, principalmente nos ombros, cotovelo e punho. Raquetes mais pesadas, principalmente com mais peso na cabeça, ajudam a dar mais potência nos golpes e as mais leves dão mais controle.

Os preços das raquetes de beach tennis variam entre R$ 400 e R$ 1.800. Muitos modelos são importados e, com a variação do dólar, as melhores raquetes acabam tendo um valor mais alto, mas com melhor qualidade. Como o esporte tem origem na Itália, a maioria das marcas famosas são italianas. Mas o mercado brasileiro está crescendo e novas marcas estão surgindo.

Dicas finais
1. Se possível, experimente raquetes antes de comprar.
2. Peça orientações a seu professor ou em lojas especializadas.
3. Para jogadores iniciante, não é recomendável “manipular” raquetes, inserindo aspereza e pesos. De forma geral, para quem está começando no esporte, é aconselhável uma raquete com peso mais equilibrado e mais flexível.

* Joana Cortez é sócia-fundadora da Metta Beach Tennis. Foi atleta olímpica de tênis, da Seleção Brasileira de beach tennis. Chegou a número 1 do mundo no beach tennis, tendo conquistado o tricampeonato Mundial por Equipes. É também campeã mundial de duplas femininas e mistas e heptacampeã pan-americana de beach tennis.

Comentários