Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Medvedev diz que mudança tática foi fundamental
21/11/2020 às 22h37

Russo conta que passou a explorar mais o backhand do espanhol

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - Algoz de Rafael Nadal na semifinal do ATP Finals, Daniil Medvedev destacou uma mudança tática que fez na partida deste sábado. Sacando muito bem desde o início da partida, o russo acredita que conseguiu mudar o rumo da disputa a partir do momento em que explorou mais o backhand do espanhol.

"Ao longo do jogo até a quebra no primeiro set, senti que eu era superior no jogo. Mas cometi alguns erros que fizeram com que o Rafa ganhasse o set. Sabia que tinha de mudar algumas coisas se quisesse voltar para o jogo. E assim fiz", disse Medvedev após a vitória por 3/6, 7/6 (7-4) e 6/3 em 2h35 de partida contra Nadal. O espanhol chegou a sacar para o jogo quando vencia o segundo set por 5/4.

"Decidi jogar mais bolas no backhand dele, pois hoje vi que ele estava usando apenas para o slice. Acho que comecei a incomodá-lo e entrei totalmente no jogo. Finalmente consegui vencer o segundo set no tiebreak e aí eu sabia que tinha muitas chances para lutar pela vitória. Meu nível no terceiro set foi muito bom e acho que mereci vencer", acrescenta o russo, que superou Nadal pela primeira vez em quatro jogos.

"Para vencer um jogador como o Rafa, você precisa de tudo. Bom backhand, bom forehand, bom saque. Mentalmente, você precisa ser muito bom e lutar por cada ponto como se fosse o último. No ano passado, vi como ele conseguiu vencer um jogo que estava praticamente perdido e não queria que isso se repetisse hoje", complementou o jogador de 24 anos, ao lembrar da derrota sofrida na fase de grupos da edição passada do torneio, quando chegou a liderar o último set por 5/1.

Russo prega respeito a Thiem
Medvedev agora enfrenta o austríaco Dominic Thiem na final deste domingo, às 15h (de Brasília). Ao longo do torneio, ambos venceram os dois primeiros do ranking, Rafael Nadal e Novak Djokovic. "É ótimo o que conquistamos, pois não é nada fácil vencer dois jogadores dos maiores nomes história do tênis, junto com o Roger Federer. Acho muito bom para o tênis que jogadores como o Domi ou eu já lutem pelos grandes títulos. Vai ser um jogo muito difícil, porque Thiem está num ano fantástico, venceu o seu primeiro Grand Slam e está jogando a um nível que poucos podem enfrentar".

O russo tem histórico negativo contra Thiem, com apenas uma vitória em quatro jogos. No duelo mais recente, o austríaco venceu a semifinal do US Open em sets diretos. "Foi uma partida muito disputada exceto no primeiro set, que Dominic jogou em grande nível e me destruiu. Também tive um pequeno colapso e talvez tenha perdido a concentração naquele momento. Então, no resto do jogo, tive minhas chances de conseguir ganhar um set, mas meu oponente foi melhor. Thiem é um jogador incrível. Já treinei com ele duas vezes aqui e conhecemos os pontos fortes e fracos de cada um. Terei que fazer o meu melhor se quiser ser campeão".

Comentários