Notícias | Dia a dia
Pioneira do tênis feminino, Billie Jean King faz aniversário
22/11/2020 às 12h09

Long Beach (EUA) - O domingo é especial para um dos maiores nomes da história do tênis. A norte-americana Billie Jean King comemora seu aniversário de 77 anos. Nascida em 22 de novembro de 1943, Billie Jean é uma das principais responsáveis pela profissionalização do tênis feminino.

Ao longo de sua vitoriosa carreira profissional, ela conquistou 12 títulos de Grand Slam em simples, seis deles de Wimbledon. Também venceu 16 Slam nas duplas femininas e mais 11 nas duplas mistas, totalizado 39 conquistas. Billie Jean é uma das três jogadoras a ser campeã de simples, duplas e duplas mistas no mesmo Slam, o que aconteceu no ano de 1973 em Wimbledon. Isso a igualou a Margaret Court e a Martina Navratilova.

Entre outras façanhas, é a única mulher a vencer o US Open em quatro pisos diferentes: grama, saibro, carpete e piso duro e também é a jogadora mais velha a vencer um torneio profissional, aos 39 anos e sete meses, na temporada de 1983 em Birmingham.

Fora das quadras, Billie Jean King teve atuação decisiva no chamado Original Nine, grupo de nove jogadoras que foram as primeiras a assinar contratos profissionais no esporte, em setembro de 1970. A criação dos primeiros torneios do circuito foi o embrião para a fundação da WTA três anos mais tarde, em 1973. Na mesma temporada, o US Open se tornou o primeiro Grand Slam a oferecer premiações iguais para homens e mulheres. Até hoje, aos 77 anos, ela ainda atua promovendo a igualdade de condições para as mulheres no esporte.

Em setembro deste ano, a Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou que a Fed Cup, principal competição por equipes do tênis feminino, mudará de nome para Copa Billie Jean King. A escolha se deu pelas suas posturas dentro e fora de quadra. Ela sempre se dedicou ao máximo à competição, sete títulos da Fed Cup como jogadora e quatro como capitã, sendo que em uma das conquistas ela acumulou as duas funções. Dessa forma, é a mulher com maior número de títulos na história do evento.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva