fiogf49gjkf0d
Campeonato Sul-americano de 16 anos, Copa Davis Junior, Mateus Alves, Thiago Wild, João Lucas ReisCopa Davis" /> fiogf49gjkf0d Campeonato Sul-americano de 16 anos, Copa Davis Junior, Mateus Alves, Thiago Wild, João Lucas ReisCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Campeonato Sul-americano de 16 anos, Copa Davis Junior, Mateus Alves, Thiago Wild, João Lucas Reistênis" /> fiogf49gjkf0d 2016/juvenis_brasileiros/mateusalves_sulamericano16_toss_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2016/juvenis_brasileiros/mateusalves_sulamericano16_toss_int.jpg" />Rio de Janeiro (RJ) - Invicto em sua chave no Campeonato Sul-americano de 16 anos, disputado no Novo Rio Country Club, o Brasil está classificado para a final do torneio continental e também garantiu uma das três vagas para Copa Davis Junior, que será realizada em Budapeste, na Hungria, entre 27 de setembro e 2 de outubro.
Pela quarta e última rodada da fase de grupos do Sul-Americano, os brasileiros venceram o Equador. Na abertura da programação, o paulista Mateus Alves derrotou Oscar Mendoza por 4/6, 6/2 e 6/0. Depois, o pernambucano João Lucas Reis superou Antonio March por 6/4 e 6/1. Nas duplas, João Reis e Thiago Wild marcaram 6/3 e 6/1 contra Antonio March e Victor Nuñez.
Capitaneado por Luiz Peniza, o time masculino ainda conta com o carioca Gabriel Leme, que treina durante a semana com os outros jogadores. O Brasil liderou um grupo que ainda tinha Chile, Peru, Uruguai e Equador e não perdeu partidas de simples até agora. Argentina e Colômbia lutam pelo primeiro lugar na outra chave.
O time feminino, comandado por Fernanda Ferreira, ficou em terceiro lugar no Grupo A com duas vitórias e duas derrotas, atrás de Argentina e Uruguai. As brasileiras encerram a participação neste sábado enfrentando a Venezuela pela disputa do 5º lugar geral.
No duelo contra as argentinas nesta sexta-feira, a gaúcha Laura Wayerbacher perdeu para Andrea Farulla di Palma por 6/3 e 7/6 (7-1). Depois, a mineira Marina Figueiredo sofreu duplo 7/5 de Maria Lourdes Carle. Nas duplas, Carle e Azul Pedemonti bateram Figueiredo e Ana Luiza Cruz.
Países classificados: Brasil e Argentina já têm vaga na Davis Junior, enquanto Argentina e Peru já asseguraram os lugares na Fed Cup Junior. Chile e Colômbia buscam a última vaga entre os meninos, enquanto Colômbia e Uruguai disputam o terceiro lugar no feminino.