Notícias | Dia a dia
Árbitro se atrapalha e dá game à jogadora errada
06/04/2021 às 19h13

A experiente italiana de 33 anos Giulia Gatto-Monticone foi beneficiada pela confusão do árbitro e venceu o jogo

Foto: Copa Colsanitas/Divulgação

Bogotá (Colômbia) - Uma marcação errada da arbitragem acabou custando caro para a australiana Astra Sharma no WTA 250 de Bogotá. A jogadora de 25 anos e 134ª do ranking foi prejudicada pela confusão feita pelo árbitro de cadeira local Luis David Armenta Castro, e foi eliminada na estreia do torneio pela italiana Giulia Gatto-Monticone, 177ª colocada, com parciais de 4/6, 7/5 e 6/1 após 2h23 de partida.

O incidente aconteceu quando o terceiro set estava empatado por 1/1 e a italiana enfrentava um 0-30 em seu saque. O árbitro de cadeira desceu para conferir uma marcação na quadra, que seria mais um ponto de Sharma. Quando voltou à sua posição, o juiz se atrapalhou com a marcação. Pensando que estivesse 30-0 para a sacadora, em vez do correto 0-30, ele anunciou 30-15.

Apesar da situação confusa, as tenistas continuaram o game sem maiores contestações. No ponto seguinte, Gatto-Monticone fez o ponto que seria o de 15-40, mas o árbitro seguiu anunciando o placar errado e disse 40-15. O jogo seguiu e Sharma fez mais um ponto, que renderia à ela uma quebra de serviço no início, mas a confusão do árbitro fez com que ele anunciasse o placar de 40-30. A italiana, então, fez mais um ponto e fechou o game, segundo as contas do árbitro, passando a liderar por 2/1.

Australiana saiu completamente do jogo e vai cair no ranking
A partir de então, Sharma não conseguiu vencer mais nenhum game na partida e Gatto-Monticone dominou o terceiro set. Vinda do quali em Bogotá, a experiente italiana de 33 anos enfrenta nas oitavas a eslovena Tamara Zidansek, cabeça 5 do evento e 96ª do ranking, que venceu a russa Anna Kalinskaya por 6/0 e 7/5.

A confusão da arbitragem também pode impactar no ranking de Sharma. Ela foi finalista do WTA de Bogotá em 2019 e tinha a missão de defender 180 pontos na WTA nesta semana. A projeção é de que a queda na primeira rodada faça a australiana perder quase 30 posições no ranking.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva