Hamburgo (Alemanha) - Andrea Petkovic, uma das jogadoras mais irreverentes e carismáticas dos últimos anos, está de volta a uma final depois de seis temporadas. A veterana alemã de 33 anos garantiu vaga na decisão do WTA 250 de Hamburgo, em quadras de saibro, depois de vencer um duelo doméstico contra a convidada de 21 anos Jule Niemeier, 167ª colocda, por 7/6 (7-4), 6/4 e 7/5.
Petkovic viveu seu melhor momento na carreira na primeira metade da década passada, chegando ao nono lugar do ranking em 2011 e à semifinal de Roland Garros em 2014. A alemã tem seis títulos de WTA, o último deles na Antuérpia, em 2015. Foi lá também que ela alcançou sua última final.
A tenista também atraiu uma grande base fãs, especialmente nas redes sociais, por conta do tom descontraído de suas entrevistas e comemorações de vitórias, ou ainda por ser uma jogadora interessada por temas como artes, política, filosofia e literatura. Sua carreira foi bastante prejudicada por lesões, especialmente no joelho, e ela ocupa atualmente apenas o 130º lugar do ranking.
What a match and what a moment for @andreapetkovic! 👏🇩🇪
— Tennis Channel International (@TennisChanneli) July 10, 2021
She’s into her first final in 6 years, defeating fellow German Niemeier in 3 tough sets.#HamburgOpen | @hamburgopen pic.twitter.com/DbAMwXMjUT
Romena surpreende e derruba favorita
A adversária de Petkovic na final de domingo será a romena Elena-Gabriela Ruse, que veio do quali em Hamburgo e disputará sua primeira decisão no circuito aos 23 anos. Ruse, 198ª colocada, já venceu seis jogos seguidos na semana e tem derrubado favoritas. Um dia depois de superar a quarta cabeça de chave Danielle Collins nas quartas, a romena também eliminou a ucraniana Dayana Yastremska, principal nome do torneio e 38ª do ranking, com parciais de 2/6, 6/1 e 6/4.
A final do WTA de Hamburgo está marcada para às 7h (de Brasília) deste domingo. Ruse e Petkovic jamais se enfrentaram anteriormente. O título no saibro alemão vale 280 pontos no ranking e uma premiação de 23.548 euros. A vice-campeã receberá 180 pontos e 13.324 euros pela campanha.