Notícias | Dia a dia
ATP atualiza regra para investigar casos de violência
21/08/2021 às 14h58

Londres (Inglaterra) - A ATP anunciou neste sábado uma revisão abrangente de seu regulamento a fim de garantir que todos os envolvidos no tênis profissional estejam seguros e protegidos contra abusos. A revisão foi conduzida pela contratação de um relatório independente, que está sendo compilado por uma equipe de consultores especializados. A ideia é que a entidade tenha maior autonomia para investigar e, eventualmente, punir na esfera esportiva casos que envolvam uma série de questões de proteção à pessoa, incluindo situações de violência doméstica.

Até o momento, a ATP normalmente aguarda que as autoridades legais se manifestem em casos de abuso antes de determinar se outras ações internas são garantidas de acordo com o Código de Conduta da entidade. Espera-se que o relatório estabeleça uma série de recomendações para identificar as oportunidades para um envolvimento mais proativo da organização. Após sua conclusão, a ATP avaliará suas recomendações e possíveis próximos passos nessas situações. Afinal, a repercussão pública de casos de violência afeta a imagem do circuito e do tênis como um todo. 

Massimo Calvelli, CEO da ATP, disse: "O abuso tem um impacto profundo e duradouro em milhões de vítimas a cada ano. Acreditamos que todos no tênis devem se sentir protegidos e representados de forma justa. Quando condutas ou alegações abusivas estão relacionadas a qualquer membro da família do tênis, isso também pode afetar a confiança do público em nosso esporte. Reconhecemos que temos a responsabilidade de fazer mais".

"Isso representa um novo terreno para nós. E a seriedade e complexidade dessas questões exigirão que procedamos com cautela. Temos que ter certeza de que todas as políticas são práticas e aplicáveis ​​em nosso esporte, que opera em mais de 30 jurisdições legais diferentes e onde os jogadores competem como contratados independentes. A colaboração com a WTA, ITF e os quatro torneios do Grand Slam também será importante para servir a comunidade de tênis em geral".

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva