Notícias | Beach Tennis
Beach: São Paulo reconquista a Copa das Federações
03/11/2021 às 08h36

Federação Paulista de Tênis fez a festa na Arena Maniacs.

Foto: Gustavo Amorim/ Divulgação

Biguaçu (SC) - O Estado de São Paulo está no topo do pódio do Beach Tennis do Brasil. Com o encerramento da Copa das Federações da modalidade nesta terça-feira (2), a Federação Paulista de Tênis subiu ao degrau mais alto para comemorar o bicampeonato da competição, desbancando fortes rivais na luta pelo título. A campeã somou 244 pontos, contra 226 da vice Federação Gaúcha de Tênis, e 222 da Federação Catarinense de Tênis, que terminou na terceira colocação. A disputa foi realizada desde o último sábado na Arena Maniacs, em Biguaçu (SC).

Essa é a segunda conquista dos paulistas no evento que é realizado desde 2015. A Federação Gaúcha de Tênis é maior campeã, com três troféus (2016, 2018 e 2019), apenas um a mais que a Paulista (2017 e 2021). Em 2015 não houve a entrega do título de campeão geral.

A competição em 2021 contou com a presença de 644 atletas, representando 21 Federações e Associações estaduais filiadas à Confederação Brasileira de Tênis. Foram disputas as categorias +14, +40, +50, Amador A, Amador B, Amador C e Profissional. Em cada categoria, as disputas foram realizadas por equipes, com duplas femininas, duplas masculinas e duplas mistas.

Para chegar ao título, os paulistas foram vencedores em três categorias: +50, Amador C e Profissional. O esquadrão montado pela equipe de São Paulo na categoria profissional contou com os top 20 do ranking mundial Thales Santos, Flavia Muniz e Samantha Barijan, além de Raquel Iotte (23ª).

"Temos que enaltecer a presença dos 21 Estados aqui com seus representantes, em que cada um, de forma brilhante, trabalha no desenvolvimento do Beach Tennis. Para nós, de São Paulo, é muito importante ganhar uma competição nacional em um esporte que só vem crescendo cada vez mais. Por isso, temos que agradecer a todo o apoio e confiança de nosso presidente, Luiz Fernando Balieiro, de nossos capitães e nossos atletas que tão bem nos representaram", destaca Roberto Fadul, diretor de Beach Tennis da Federação Paulista de Tênis.

O Beach Tennis no Brasil ganha cada vez mais destaque com as grandes competições realizadas no país. Em outubro, no Rio de Janeiro (RJ), o Brasil foi campeão da Copa do Mundo por Equipes. Uma semana depois, em Brasília (DF), as paranaenses Marcela Vita e Vitória Marchezini conquistaram o título do Sand Series, um dos quatro Grand Slams do Beach Tennis, realizado pela primeira vez em território nacional.

"Para nós da CBT, que temos um time tão engajado e preparado, sempre é um desafio organizar competições como estas. Mas como gestores somos muitos confiantes na qualidade do trabalho e na entrega que a gente faz não só para a comunidade do beach tennis, mas também do tênis e do tênis em cadeira de rodas. Quanto mais desafios desse tamanho, mais motivação a gente tem para fazer mais e melhor", afirma Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis, entidade reconhecida internacionalmente pela gestão do Beach Tennis no Brasil.

Lista de campeões 2021

Campeão geral
1º Federação Paulista de Tênis
2º Federação Gaúcha de Tênis
3º Federação Catarinense de Tênis

Profissional
1º Federação Paulista de Tênis
2º Federação Catarinense de Tênis
3º Federação de Tênis do Piauí

Amador A
1º Federação Gaúcha de Tênis
2º Federação Catarinense de Tênis
3º Federação Goiana de Tênis

Amador B
1º Federação Paraibana de Tênis
2º Federação Cearense de Tênis
3º Federação Gaúcha de Tênis

Amador C
1º Federação Paulista de Tênis
2º Federação de Tênis do Piauí
3º Federação Paranaense de Tênis

+14
1º Federação Catarinense de Tênis
2º Federação Paraibana de Tênis
3º Federação Paulista de Tênis

+40
1º Federação Gaúcha de Tênis
2º Federação Cearense de Tênis
3º Federação Espiritossantense de Tênis

+50
1º Federação Paulista de Tênis
2º Federação Catarinense de Tênis
3º Federação Gaúcha de Tênis

Comentários