Turim (Itália) - Depois de barrar o líder Novak Djokovic, o alemão Alexander Zverev não perdeu sets também diante do número 2 Daniil Medvedev e conquistou neste domingo em grande estilo seu segundo troféu no ATP Finals, repetindo 2018, quando tirou Djokovic e Roger Federer nas rodadas decisivas. O placar deste domingo foi de 6/4 e 6/4, em jogo rápido de 75 minutos.
Com o bi no Finals, Zverev se iguala a nomes de peso do tênis profissional, como Bjorn Borg e Lleyton Hewitt. O recordista é Roger Federer, com 6, seguido por Novak Djokovic, Ivan Lendl e Pete Sampras, com 5.
Ao derrotar os dois líderes do ranking nas rodadas decisivas, Sascha repete um feito raro no Finals. Apenas Ivan Lendl (1982), Stefan Edberg (1989) e Andre Agassi (1990) fizeram o mesmo. O russo por sua vez estava invicto há 9 partidas no Finals e tentava o segundo título seguido de forma invicta.
Zverev foi o único jogador a erguer seis troféus de simples na temporada 2021, coleção que contou também com o título olímpico de Tóquio e os Masters de Madri e Cincinnati. Seu total na carreira sobe para 19 em 28 finais.
O alemão também termina a temporada regular com o maior número de vitórias entre todos os tenistas, com 59. Medvedev ficou logo atrás, com 58, à frente das 55 de Casper Ruud e Stefanos Tsitsipas.
Esta foi a primeira decisão do ATP Finals desde 2005 em que os dois finalistas tinham no máximo 25 anos.
That is STUNNING on the run from @AlexZverev 🔥#NittoATPFinals pic.twitter.com/tbSQTlckyD
— ATP Tour (@atptour) November 21, 2021
Medvedev diferente
Zverev vinha de cinco derrotas consecutivas para Medvedev, incluindo um jogo duríssimo na fase classificatória cinco dias antes. Mas o duelo deste domingo foi bem diferente.
O russo falhou com o serviço muito cedo nos dois sets e raramente pareceu confortável. Zverev cedeu apenas cinco pontos com o saque no primeiro set, com 72% de acerto do serviço inicial. Acuado, Medvedev fez um único winner.
Wonderful pass ✨@DaniilMedwed #NittoATPFinals pic.twitter.com/EWjbJEWMmy
— Tennis TV (@TennisTV) November 21, 2021
Sempre muito agressivo, Zverev viu o adversário instável e já abriu o segundo set com quebra. Apenas no sexto game o russo contragolpeou melhor e chegou ao 40-40, mas aí o alemão sacou bem na hora certa. Concentrou-se nos dois serviços seguintes e, apesar de ter perdido o primeiro ponto no game final, jogou sempre de forma agressiva e ainda cravou ace de segundo saque para o título.
Zverev terminou o jogo com 76% de acerto do primeiro saque e apenas cinco pontos perdidos com ele. O russo ficou bem abaixo, com 56% de eficiência. Alemão somou 14 winners, com quatro aces, e apenas seis erros não forçados nos dois sets. Foi 29 vezes à rede e se deu bem em 21 delas.