Notícias | Dia a dia
Apesar de desfalques, Medvedev confia no time
31/12/2021 às 11h38

Principal jogador russo, Medvedev terá a companhia de Roman Safiullin e do técnico Gilles Cervara

Foto: Peter Staples/ATP

Sydney (Austrália) - Apesar dos desfalques de última hora na equipe russa que disputa a ATP Cup, o número 2 do mundo Daniil Medvedev segue confiante no time bastante modificado na busca pelo bicampeonato da competição. Eles estão no grupo B, ao lado de Austrália, França e Itália.

Atual campeã do torneio, a Rússia perdeu três jogadores de uma vez: Andrey Rublev, Aslan Karatsev e Evgeny Donskoy. Com isso, o vice-líder do ranking terá a companhia apenas Roman Safiullin, 167º colocado, e Evgeny Karlovskiy, 269º. Técnico de Medvedev, o francês Gilles Cervara será o capitão da equipe.

"Em primeiro lugar, uma diferença em relação ao ano passado é que tínhamos só três equipes por grupo. Então, de certa forma, se você perdesse um confronto, você estaria quase eliminado. Este ano, não é o caso. Você tem muitas oportunidades de se classificar", disse Medvedev na entrevista coletiva, analisando o cenário do grupo e de sua equipe.

"Falando sobre mim, sinto muita confiança para este início de ano, então vou enfrentar caras muito fortes que já na fase de gupos. Só quero tentar vencer as minhas partidas, garantir pontos para o meu time", acrescentou o russo, que deve enfrentar Matteo Berrettini, Ugo Humbert e Alex de Minaur durante a primeira fase do torneio.

O atual campeão do US Open destacou Safiullin, de 24 anos e que chegou a ser número 2 do mundo como juvenil, vencendo o Australian Open da categoria em 2015. "Roman era um cara super difícil de bater no juvenil. Acho que nunca nos enfrentamos como profissionais. Mas quando eu sabia que ele estava na minha chave no juvenil, eu tremia. Jogamos muitas finais e semifinais. Algumas partidas duravam três horas. Ele ama a Austrália, venceu o Australian Open no juvenil e esta vai ser uma grande chance para ele mostrar o quão bem ele pode jogar".

"Acho que o Roman provavelmente será o azarão em todas as partidas, mas isso é bom. Ele tem um grande potencial e muita habilidade em termos de tênis. A ATP Cup é uma boa chance para caras como ele ganharem muitos pontos no ranking, muito dinheiro, muita confiança antes ao Australian Open. Então, sabe, estou confiante no Roman e no time que vai jogar nos próximos dias. Vamos apenas tentar dar o nosso melhor e quem sabe, talvez ganhar o título de novo".

Medvedev também espera que a próxima temporada seja de resultados positivos para os russos, da mesma forma como foi em 2021. Os atletas do países comemoraram títulos da Copa Davis, da ATP Cup, da Copa Billie Jean King, da Copa Davis Júnior e tiveram bom desempenho nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

"O ano passado foi incrível para o tênis russo em geral. Nos Jogos Olímpicos eu não fiz nada, mas lá os caras foram incríveis. Tiveram muito sucesso. As meninas ganharam a Copa Billie Jean King, o que também foi incrível, e tivemos muitos resultados bons de todo mundo", comentou o vice-líder do ranking. "O que pode, novamente, nos ajudar muito esta semana é que todos estão esperando que nós façamos bem. Quer dizer, normalmente, você sabe, eu gosto desse tipo de pressão. Faz você jogar melhor".

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva