Notícias | Dia a dia | Australian Open
Italiano, 150º do mundo, ocupa vaga de Djokovic
16/01/2022 às 06h55

Salvatore Caruso entrou na chave como lucky-loser e enfrentará Kecmanovic nesta segunda-feira

Foto: Arquivo

Melbourne (Austrália) - Após a decisão da Justiça australiana de confirmar o cancelamento do visto de permanência no país de Novak Djokovic, o nome do número 1 do mundo foi retirado da chave principal masculina do evento, que começa nesta segunda-feira em Melbourne. A vaga do sérvio na chave será ocupada pelo italiano Salvatore Caruso, 150º do ranking, que entra no torneio como lucky-loser, depois ter perdido na última rodada do quali.

Caruso, de 29 anos, tem apenas cinco vitórias em chaves principais de Grand Slam na carreira e seu melhor ranking na ATP foi o 76º lugar, alcançado em novembro de 2020. Ele não tem títulos ou finais de torneios da ATP e já venceu dois torneios de nível challenger. O italiano tem três participações na chave do Australian Open, caindo na estreia em 2018 e 2020 e avançando uma rodada no ano passado.

A estreia de Caruso será contra o sérvio Miomir Kecmanovic, 78º do ranking, e que seria o rival de Djokovic em Melbourne. A partida acontece por volta das 3h (de Brasília) desta segunda-feira, na 1573 Arena, quinta maior quadra do complexo do Melbourne Park. Quem vencer pode enfrentar o cazaque Mikhail Kukushkin ou o norte-americano Tommy Paul.

A organização do torneio segurou ao máximo a divulgação da programação do primeiro dia de jogos do Australian Open, mas a ordem das partidas foi definida cerca de 2h antes do anúncio da sentença que envolveu o número 1 do mundo. Nesse caso, já não havia mais a possibilidade de um reordenamento dos cabeças de chave. O russo Andrey Rublev, cabeça 5, poderia ter sido movido para a posição 1 para efeitos de reequilíbrio da chave se a sentença tivesse sido emitida antes da divulgação dos horários dos jogos de segunda-feira.

Kecmanovic venceu o único duelo anterior contra Caruso, disputado há menos de duas semanas, também no Melbourne Park. O complexo onde é disputado o Australian Open sediou um ATP 250 preparatório na primeira semana do ano e que terminou com o título de Rafael Nadal. Também foram disputados dois torneios da WTA e as campeãs foram Simona Halep e Amanda Anisimova. Já a segunda semana de janeiro foi dedicada ao qualificatório que definiu as últimas vagas na chave principal.

Durante o quali em Melbourne, Caruso venceu a estreia contra o esloveno Blaz Rola por 3/6, 6/1 e 7/6 (10-5) e também passou pelo argentino Juan Pablo Ficovich por 7/5 e 7/6 (7-5). Na fase final do quali, ele perdeu para o japonês Taro Daniel por 6/4 e 6/3. Daniel enfrentará o chileno Tomas Barrios Vera, também vindo do quali.

Comentários