Notícias | Dia a dia | Australian Open
Shapovalov domina Zverev e vai desafiar Nadal
23/01/2022 às 04h14

Melbourne (Austrália) - Um dos mais fortes candidatos ao título do Australian Open, o alemão Alexander Zverev não conseguiu sequer passar das oitavas de final. Neste domingo, ele foi dominado por um inspirado Denis Shapovalov, que fez um grande jogo e conseguiu uma vitória em sets diretos. O canadense precisou de 2h21 para triunfar com parciais de 6/3, 7/6 (7-5) e 6/3.

Pela primeira vez nas quartas de final em Melbourne, o canadense terá pela frente um duelo de canhotos com o espanhol Rafael Nadal, que vem de vitória sobre outro canhoto, batendo um pouco mais cedo o francês Adrian Mannarino também por 3 sets a 0. Será a quinta vez que ele enfrentará o canhoto de Mallorca, tendo vencido apenas um dos quatro encontros anteriores.

Embora o canadense tenha começado o jogo precisando salvar dois break-points logo no primeiro game, foi ele que largou na frente e anotou a primeira quebra da partida, batendo o saque de Zverev no quarto game. Shapovalov administrou a vantagem até o final e fechou a parcial sem sustos.

Zverev viu sua situação se complicar ao perder os dois primeiros games do segundo set, mas conseguiu se recuperar, devolveu o break no quarto game e depois no oitavo conquistou a vantagem e chegou a sacar em 5/3 para empatar a partida. Só que ele foi muito mal neste momento e viu Shapovalov retomar a igualdade, levando a definição para o tiebreak, no qual o canadense se deu melhor e fechou no segundo set-point que teve.

No terceiro e decisivo set, mais uma vez Shapovalov saiu quebrando o rival, abrindo 3/0 de cara. Muito firme em quadra e contando com um Zverev nada inspirado, o canadense não teve o saque mais ameaçado até o fim da partida e assim anotou sua terceira vitória em sete jogos contra o alemão.

Shapovalov se garantiu pela primeira vez nas quartas de final do Australian Open, somando agora três aparições nesta fase em Grand Slam. Ele é o segundo canadense na lista, atrás apenas das 10 de Milos Raonic, podendo ter a companhia de Felix Auger-Aliassime, se o compatriota também conseguir avançar na segunda-feira. Os dois inclusive estão embalados após a conquista da ATP Cup na primeira semana do ano.

Comentários