fiogf49gjkf0d
Leander Paes, Venus Williams, Serena Williams, Jogos Olimpicos, Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Leander Paes, Venus Williams, Serena Williams, Jogos Olimpicos, Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Leander Paes, Venus Williams, Serena Williams, Jogos Olimpicos, tênis" /> fiogf49gjkf0d 2016/venus/arquivo_ouro_sydney2000_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2016/venus/arquivo_ouro_sydney2000_int.jpg" />Rio de Janeiro (RJ) - Modalidade olímpica desde os Jogos de Atenas, em 1896, o tênis não esteve em todas as edições da competição, completando no Rio de Janeiro sua 17ª aparição nas Olimpíadas. Presença frequente no programa olímpico desde Los Angeles-1984, o esporte verá dois recordistas de participações nas quadras cariocas.
O principal deles é o indiano Leander Paes, recordista absoluto de participações indo para sua sétima Olimpíada. Ele não deixou de figurar no torneio desde os Jogos de Barcelona, em 1992. Já no feminino a norte-americana Venus Williams irá igualar a espanhola Arantxa Sanchez com o recorde de cinco participações.
Apesar de tantas aparições olímpicas, Paes tem apenas um medalha, o bronze em Atlanta-1996, conquistado em cima do brasileiro Fernando Meligeni. Venus tem um currículo bem mais vasto, somando quatro medalhas, todas de ouro. Ela foi campeã de simples em Sydney-2000, onde também triunfou nas duplas ao lado da irmã Serena, com quem também venceu em Pequim-2008 e Londres 2012.
Venus e Serena podem inclusive se tornarem as maiores medalhistas da história no tênis. Ambas somam quatro medalhas, todas de ouro, e estão a uma de igualar a britânica Kathleen McKane. As irmãs norte-americanas podem até se isolarem com o recorde caso consigam um pódio tanto em simples como nas duplas.