Miami (EUA) - Com a aposentadoria da australiana Ashleigh Barty, que nesta segunda-feira deixou o ranking da WTA, uma nova estrela ascendeu ao ponto mais alto. Jogadora do momento, com o inédito feito de ter se tornado a primeira a vencer os três primeiros WTA 1000 de uma mesma temporada, a polonesa Iga Swiatek é a nova número 1 do mundo, a 28ª da história.
Mais jovem entre todas as top 10 da atualidade, a polonesa de 20 anos não poderia merecer mais tal conquista, vinda de 17 vitórias consecutivas e dos títulos de Dubai, Indian Wells e Miami. Iga tem tudo para se manter na liderança por algumas boas semanas, já que tem agora uma boa folga para a nova vice-líder, a tcheca Barbora Krejcikova.
Swiatek aparece nesta segunda-feira com 6.711 pontos no ranking, quase 2 mil a mais do que Krejcikova, que vem atrás com seus 4.975, apenas cinco a mais do que a terceira colocada, a espanhola Paula Badosa. Completam o top 5 da WTA a grega Maria Sakkari, com seus 4.705 pontos, e a bielorrussa Aryna Sabalenka, que tem 4.657 pontos.
A proximidade entre as perseguidoras da polonesa é tamanha que apenas 464 pontos separam a número 2 do mundo Krejcikova da sexta colocada, a estoniana Anett Kontaveit. A sétima do mundo, a tcheca Karolina Pliskova, já vem um pouco mais atrás, com 317 pontos de desvantagem Kontaveit.