Stuttgart (Alemanha) - Finalista na edição passada do WTA 500 de Stuttgart, Aryna Sabalenka estreou no torneio alemão em quadras de saibro com uma vitória em três sets sobre a ex-número 4 do mundo Bianca Andreescu, marcando as parciais de 6/1, 3/6 e 6/2 em 1h52 de partida nesta quinta-feira.
Terceira cabeça de chave e quarta do ranking mundial, Sabalenka já está nas quartas de final e espera pela vencedora entre Anett Kontaveit e Ekaterina Alexandrova em busca de uma vaga na semifinal. Já Andreescu, que ocupa atualmente apenas o 121º lugar do ranking, disputou seu primeiro torneio desde outubro do ano passado. A canadense de 21 anos se afastou das competições por sete meses para cuidar da saúde mental.
"Gosto do estádio e da atmosfera daqui, que é ótima. No ano passado estava sem torcida, os fãs fazem o torneio ainda mais especial, mas acho que a superfície é um pouco mais rápida que a de outras quadras de saibro e isso se encaixa muito bem ao meu jogo", comentou Sabalenka, durante a entrevista em quadra.
Além de Sabalenka ter mostrado boa adaptação às condições do torneio, disputado em quadras cobertas, a diferença de ritmo entre ela e a Andreescu foi bem clara no primeiro set e em alguns momentos do terceiro. A canadense demorou para encontrar um bom posicionamento para as devoluções e cometia erros de leitura de jogo e escolhas dos golpes. No primeiro set, Sabalenka sequer enfrentou break-points e fez 10 a 3 em winners.
Slice and dice and SLAM 🔪🎲💥@Bandreescu_ | #PorscheTennis pic.twitter.com/oNnUPcOsuJ
— wta (@WTA) April 21, 2022
Andreescu reagiu na segunda parcial, com duas quebras, mas Sabalenka retomou o controle da partida no último set. Conforme o jogo avançava, a ex-número 2 do mundo ganhava o ritmo necessário para pegar um bom tempo de bola e fazer vários winners de forehand. Um game decisivo foi quando ela já liderava o terceiro set por 4/2 e conseguiu confirmar o serviço mesmo depois de cometer três duplas faltas e salvar três break-points.
"Sabia que aquele game seria decisivo no set. Ela estava jogando muito bem e exigiu muito de mim. Tentei não pensar nas duplas faltas e estou super feliz por ter vencido hoje", comenta a vencedora da partida, que fez 29 a 14 em winners e cometeu 21 erros não-forçados contra 19 da rival.
Badosa também vence e encara Jabeur nas quartas
A espanhola Paula Badosa também estreou com vitória em três sets. Número 3 do mundo, ela venceu um duelo de 2h30 contra a cazaque Elena Rybakina, 19ª do ranking, por 6/2, 4/6 e 7/6 (7-4). "Todos sabem que o saibro é minha superfície favorita, mas isso também torna as coisas complicadas, porque talvez as adversárias pensem que você é ainda mais favorito e agora jogam melhor", avaliou a jogadora de 23 anos.
Badosa enfrenta nas quartas a tunisiana Ons Jabeur, número 10 do ranking, que venceu Daria Kasatkina por duplo 6/3 em 1h24 de partida. A espanhola lidera o histórico contra a rival por 2 a 1, e Jabeur usou de seu bom humor ao destacar o favoritismo da rival. "Eu vi a entrevista. Ela é a especialista em saibro. Então, mais pressão está em você, Paula!", comentou a tunisiana.
Into the last eight 🎱
— wta (@WTA) April 21, 2022
🇹🇳 @Ons_Jabeur gets past Kasatkina to set up a #PorscheTennis quarterfinal clash with No.2 seed Badosa! pic.twitter.com/axXX6CkzbA