Notícias | Dia a dia
Andreescu cede apenas dois games à top 10 Collins
01/05/2022 às 07h43

Andreescu não vencia uma jogadora do top 10 desde o título do US Open em 2019

Foto: Jimmie48/WTA

Madri (Espanha) - Logo em seu segundo torneio desde que retornou ao circuito, Bianca Andreescu já consegue um resultado bastante expressivo. A canadense garantiu vaga nas oitavas de final do WTA 1000 de Madri depois de vencer neste domingo a norte-americana Danielle Collins, número 8 do mundo e finalista do último Australian Open, por duplo 6/1 em apenas 1h09 de partida. 

Andreescu não vencia uma adversária do top 10 desde a final do US Open de 2019, quando superou Serena Williams e conquistou seu único Grand Slam. A canadense de 21 anos ficou mais de um ano sem jogar por conta de uma grave lesão no joelho. De volta no ano passado, voltou a sofrer com problemas físicos e também com a Covid-19 que comprometeram seu calendário. No fim de 2021, decidiu se afastar voluntariamente das competições para cuidar da saúde mental e ficou sete meses sem disputar torneios. Sua volta às quadras foi na semana passada em Stuttgart.

"Essa vitória significa muito para mim. É a minha melhor partida desde que voltei a jogar, e provavelmente a melhor em muito tempo. Estou trabalhando muito duro e o resultado está aparecendo. Fico muito feliz", disse Andreescu, que aparece atualmente no 111º lugar do ranking mundial. A canadense, que cogitou até mesmo a aposentadoria precoce, evita traçar metas para seu retorno às competições. "Em primeiro lugar eu quero continuar aproveitando o meu tempo em quadra e dando 100%. Se eu conseguir fazer isso, sei que os resultados vão aparecer".

Durante o primeiro set da partida deste domingo, cada jogadora fez cinco winners. Mas enquanto Andreescu cometeu apenas três erros não-forçados, Collins errou 14 vezes. Além disso, a canadense escapou do único break-point que enfrentou na parcial e conseguiu três quebras. A ex-número 4 do ranking manteve o domínio das ações durante o segundo set, chegando a vencer dez games seguidos na partida. Collins conseguiu uma quebra quando perdia por 4/0, mas não evitou a derrota. A norte-americana até fez mais winners no jogo, 16 a 12, mas terminou a disputa com 33 erros contra apenas 9.

A próxima rival de Andreescu em Madri será a norte-americana Jessica Pegula, 14ª do ranking, que venceu a experiente estoniana de 36 anos e 55ª colocada Kaia Kanepi por duplo 6/3. A canadense levou a melhor no único duelo anterior contra Pegula, disputado ainda em 2019.

Collins só venceu quatro jogos desde o Australian Open
Superada ainda na segunda rodada em Madri, Collins sofreu com alguns problemas físicos nas últimas semanas. Ela desistiu de jogar em Stuttgart por lesão no pescoço, se retirou de uma partida em Dubai por ter passado mal em quadra e também não esteve em Indian Wells. Desde o vice-campeonato em Melbourne, a norte-americana de 28 anos só venceu mais quatro jogos, três na campanha até as quartas de final em Miami e mais a estreia em Madri diante da porto-riquenha Monica Puig.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva