Notícias | Dia a dia
Leite chega às quartas e faz seu melhor challenger
04/05/2022 às 15h29

Leite faz sua melhor campanha em um challenger aos 30 anos

Foto: Luiz Candido/CBT

Salvador (BA) - Pela primeira vez em sua carreira profissional, o carioca Wilson Leite chega às quartas de final de um challenger. O experiente jogador de 30 anos e 585º do ranking veio do quali em Salvador e já venceu três jogos seguidos no torneio disputado nas quadras de saibro do Costa Verde Tennis Clube. Leite superou nesta quarta-feira o argentino Facundo Juarez, 361º do ranking, por 6/4 e 6/2 nesta quarta-feira.

"Eu vinha muito bem do quali, senti confiança desde o começo do torneio, e consegui passar pela chave principal. Ontem fiz um ótimo jogo e consegui pegar o embalo hoje de manhã. Comecei jogando até melhor do que ontem, foi um pouco difícil na hora de fechar, mas deu tudo certo", disse Leite, que vinha de vitória na estreia da chave principal sobre Matheus Pucinelli.

Esta foi a sexta vitória em chaves principais de challenger na carreira de Leite, que também tem seis títulos em torneios profissionais do circuito da ITF. Seu próximo adversário será o português João Domingues, 389º colocado, que derrotou o dominicano Nick Hardt por 4/6, 6/0 e 6/1.

A campanha até as quartas em Salvador está rendendo 20 pontos na ATP para Leite, sendo por ter furado o quali e mais 16 pelos resultados na chave principal. O carioca tenta voltar ao grupo dos 500 melhores do mundo e tem como melhor marca da carreira o 341º lugar, alcançado em 2014.

João Lucas Reis e Gustavo Heide caem nas oitavas
Outros dois brasileiros estiveram em quadra nesta quarta-feira, mas foram superados nas oitavas. O pernambucano João Lucas Reis, 578º do ranking, foi superado pelo chileno Tomas Barrios Vera, cabeça 1 do torneio e 145º do mundo, por 6/3 e 7/6 (7-1). Já o jovem paulista de 20 anos Gustavo Heide, 446º colocado, perdeu para o chileno Gonzalo Lama, 259º, por 7/6 (7-3), 0/6 e 7/6 (7-3). Por terem passado da estreia, Heide e Reis recebem sete pontos na ATP.

Outros quatro brasileiros disputam as oitavas
O tênis brasileiro tem mais quatro representantes nas oitavas de final, com destaque para o duelo nacional entre o gaúcho Orlando Luz, 287º do ranking, e o catarinense Pedro Boscardin, 526º colocado. Além deles, o brasiliense Gilbert Klier Junior desafia o argentino Renzo Olivo, cabeça 2 do torneio. Já o experiente paulista Daniel Dutra da Silva encara o argentino Santiago Taverna.

Elio Ribeiro faz 1º ponto na ATP
Único brasileiro na disputa do ITF M15 do Cairo, no Egito, Elio José Ribeiro marcou seu primeiro ponto na ATP aos 24 anos. Em sua quinta tentativa em uma chave principal no circuito profissional, ele venceu o italiano Francesco Cano por 3/6, 6/1 e 6/2. Seu próximo rival é o romeno Vlad Andrei Dancu. Ribeiro não tem ranking em simples na ATP e ocupa o 2.281º lugar nas duplas.

Veja a programação desta quinta-feira em Salvador.

Quadra Central - 10h
Orlando Luz (BRA) vs. [Q]Pedro Boscardin (BRA)
Gilbert Klier (BRA) vs. [2]Renzo Olivo (ARG)
[1]Orlando Luz/Felipe Meligeni (BRA) vs. [C]Joao Loureiro/Eduardo Ribeiro (BRA)

Quadra 4 - 10h
Daniel Dutra da Silva (BRA) vs. [6]Santiago Taverna (ARG)
[C]Wilson Leite/João Lucas Reis (BRA) vs. [2]Diego Hidalgo (EQU)/Cristian Rodriguez (COL)

Quadra 3 - 10h
Gonzalo Villanueva (ARG) vs. Hernan Casanova (ARG)

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva