fiogf49gjkf0d
Marc Lopez, Marcel Granollers, Rohan Bopanna, Mahesh Bhupathi, ATP FinalsCopa Davis" /> fiogf49gjkf0d Marc Lopez, Marcel Granollers, Rohan Bopanna, Mahesh Bhupathi, ATP FinalsCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Marc Lopez, Marcel Granollers, Rohan Bopanna, Mahesh Bhupathi, ATP Finalstênis" /> fiogf49gjkf0d 2012/duplas/lopez_granollers_londres_comemora_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2012/duplas/lopez_granollers_londres_comemora_int.jpg" />Londres (Inglaterra) - Pela primeira vez na história do ATP Finals uma dupla totalmente espanhola levantou o troféu da competição. A honra coube a Marcel Granollers e Marc López, que na decisão desta segunda-feira derrotaram os indianos Mahesh Bhupathi e Rohan Bopanna por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 10-3, após exata uma hora e meia de partida.
Antes de López e Granollers, apenas dois espanhóis haviam triunfado nas duplas no torneio que encerra a temporada, Manuel Orantes e Juan Gisbert, que não alcançaram este feito juntos. A última parceria totalmente espanhola que disputou uma decisão do Finals foi Sergio Casal e Emilio Sanchez, que ficaram com o vice em 199, mesma campanha que obtiveram dois anos antes.
Dos quatro finalistas apenas um deles já sabia o que era atingir esta fase no torneio. Bhupathi chegara ao jogo final quatro vezes, com o bielorrusso Max Mirnyi, no ano passado, e ao lado do compatriota Leander Paes, em 1997, 1999 e 2000. Só que mais uma vez ele não teve êxito e mais uma vez teve que amargar um vice-campeonato.
Com uma série de bons golpes de Granollers, os espanhóis anotaram a primeira quebra da partida, abrindo 2/1, mas em seguida López falhou no saque e a igualdade voltou ao marcador. No décimo game, Bhupathi foi mal no saque e cometeu erros que renderam aos espanhóis uma nova quebra, que desta vez foi aproveitada no game seguinte, quando sacaram para fechar a parcial.
Os indianos se recuperaram na partida ao anotar 76% de aproveitamento com o saque e faturar o segundo set graças a uma quebra solitária. A reação de Bhupathi e Bopanna parou aí, já que no match-tiebreak os espanhóis começaram com tudo e logo de cara abriram 4-0. López e Granollers administraram a vantagem e até conseguiram aumentá-la antes de fechar o jogo e comemorar o título.