Roma (Itália) - Jogadora do momento no circuito feminino, a polonesa Iga Swiatek continua imbatível e fazendo finais. Neste sábado, a número 1 do mundo venceu a 27ª seguida, batendo a bielorrussa Aryna Sabalenka com autoridade. Em mais uma grande atuação, ela precisou de 1h19 para derrubar a rival em sets diretos, marcando dominantes 6/2 e 6/1 para chegar a mais uma decisão.
Será a quinta final seguida de Iga, que vem dos títulos de Doha, Indian Wells, Miami e Stuttgart. Sua última derrota aconteceu em Dubai, superada pela letã Jelena Ostapenko nas oitavas de final. A adversária da polonesa na disputa do título no WTA 1000 de Roma sairá do duelo entre a tunisiana Ons Jabeur, que vem de conquista Madri, e a russa Daria Kasatkina.
A líder do ranking ainda não perdeu set na campanha no Foro Itálico e deixou apenas 17 games pelo caminho nas quatro partidas que disputou, aplicando dois ‘pneus’. Em sua sequência de vitórias, ela perdeu poucos sets, foram apenas 5 em 27 partidas.
5th final in a row.
— wta (@WTA) May 14, 2022
10th consecutive victory in Rome.
27-straight match wins.
🇵🇱 @iga_swiatek, signore e signori.#IBI22 pic.twitter.com/hiK7PI21eT
O desempenho errático de Sabalenka neste sábado facilitou um pouco as coisas para Swiatek, uma vez que a bielorrussa estava descalibrada em seu jogo bastante agressivo e acabou cometendo 31 erros não forçados e anotou somente 8 bolas vencedoras. Do outro lado, a polonesa foi bem mais equilibrada, com 15 erros não forçados e também 15 bolas vencedoras.
Nos três primeiros games da partida as sacadoras acabaram levando a pior, Sabalenka foi quebrada duas vezes e Iga uma. A polonesa quebrou a série ao confirmar no quarto game e depois disso não foi mais quebrada. Ela não só administrou a vantagem, mas conseguiu ampliá-la com um novo break no sétimo e penúltimo game do primeiro set.
A segunda parcial começou parecida com a primeira, novamente com sofrimento de quem estava nos serviços. Sabalenka de novo perdeu seus dois primeiros games de saque, mas Swiatek desta vez se salvou e evitou os dois break-points que encarou, largando com 4/0 no placar. A bielorrusia ainda pediu um atendimento na região lombar, mas nada mudou, sofreu nova quebra e não teve chance alguma.
7 - Iga #Swiatek is the seventh player to reach two finals in Rome before turning 21 after Chris Evert, Martina Navratilova, Gabriela Sabatini, Monica Seles, Martina Hingis and Venus Williams. Diamond.#IBI22 @WTA @WTA_insider pic.twitter.com/m4R9avR2gD
— OptaAce (@OptaAce) May 14, 2022