Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Ruud luta por 5 sets e supera marcas do pai em RG
28/05/2022 às 17h19

Ruud é o primeiro norueguês a chegar às oitavas de final de Roland Garros

Foto: FFT

Paris (França) - Apesar de ser um jogador bem sucedido no saibro, com sete títulos no piso, Casper Ruud chega pela primeira vez às oitavas de final de Roland Garros. O norueguês de 23 anos e número 8 do mundo avançou na competição depois de vencer neste sábado o italiano Lorenzo Sonego, 35º do ranking, por 6/2, 6/7 (3-7), 1/6, 6/4 e 6/3 em 3h24 de partida.

Ruud é o primeiro jogador norueguês a chegar às oitavas de final de Roland Garros, desde 1925. De quebra, ele também supera as marcas de seu pai, Christian Ruud, que chegou duas vezes à terceira rodada em Paris, nos anos de 1995 e 1999. Casper faz sua quinta participação no torneio e vinha de três quedas seguidas na terceira rodada.

O próximo adversário de Ruud em Roland Garros será o polonês Hubert Hurkacz, 13º do ranking, que derrotou o belga David Goffin por 7/5, 6/2 e 6/1. Apesar da pouca diferença de idade, já que Hurkacz está com 25 anos, e também no ranking, eles nunca se enfrentaram pelo circuito profissional.

Depois de um ótimo primeiro set, em que não enfrentou break-points e só perdeu cinco pontos no saque, Ruud permitiu a reação de seu adversário. O segundo set teve uma quebra para cada lado, com Sonego abrindo 5/3, permitindo o empate quando sacava para fechar, mas vencendo a parcial no tiebreak. O italiano foi superior no terciero set. Mesmo enfrentando break-points em dois games distintos, ele prevaleceu nos momentos importantes e quebrou duas vezes para abrir 5/0.

A reação de Ruud veio no quarto set, em que ele passou a ter mais sucesso nos ralis mais longos, com mais de nove trocas de bola, e cometendo apenas seis erros contra 10 do rival. O norueguês não enfrentou break-point e só conseguiu quebrar no último game da parcial. O número 8 do mundo continuou sacando muito bem no quinto set, em que só perdeu cinco pontos em seus games de serviço, e novamente não foi ameaçado. A parcial decisiva teve apenas uma quebra, conquistada por Ruud ainda no começo e ele sustentou a liderança até o fim.

Comentários