fiogf49gjkf0d
Kei Nishikori, Rafael Nadal , Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Kei Nishikori, Rafael Nadal , Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Kei Nishikori, Rafael Nadal , tênis" /> fiogf49gjkf0d 2016/nishikori/0808_rio_voleia_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2016/nishikori/0808_rio_voleia_int.jpg" />Rio de Janeiro (RJ) - Rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio, dentro de quatro anos, Kei Nishikori deu a primeira medalha ao tênis japonês em quase um século ao superar com dramacidade o espanhol Rafael Nadal na decisão do bronze do Rio, ao anotar o placar de 6/2, 6/7 (1-7) e 6/3. O cabeça 7 teve o jogo na mão no segundo set, mas se enrolou todo e precisou lutar muito.
A última vez que um japonês subiu ao pódio olímpico foi nos Jogos de 1920, quando Ichiya Kumagai conquistou prata em simples e duplas, ao lado de Seichiro Kashio. Nadal por sua vez tentava a terceira medalha da carreira, depois de ter faturado o ouro de simples em Pequim e o de duplas no Rio na sexta-feira.
Vindo de partidas muito difíceis em sequência - três sets contra Thomaz Bellucci e Juan Martin del Potro e também na final de duplas -, Nadal pareceu estar sem pernas para a partida. Ele vinha de nove vitórias em dez duelos contra o japonês, porém desta vez pouco coisa funcionou.
O espanhol deu mostras desde o início de suas dificuldades para se mexer e aplicar golpes. Salvou um break-point no terceiro game e perdeu o serviço no quinto, e aí Nishikori embalou quatro games consecutivos para fechar o set.
Outra quebra precoce, no terceiro game do segundo set, indicava que Nadal não teria chances, já que precisaria arriscar muito para não ter de entrar em pontos longos. Não deu certo, sofreu outra quebra sem qualquer resistência e viu Nishikori sacar com 5/2. Mas aí o japonês ficou conservador, desperdiçou a chance e viu Rafa crescer game a game. No 5/4 e saque, Nishikori encolheu ainda mais o braço e jogou por fim um tiebrek pavoroso, totalmente dominado.
Nadal parecia animado no começo do terceiro set, porém sacou mal e perdeu um serviço crucial, que levou o japonês a 4/1. Rafa chamou o árbitro geral na quadra para reclamar de novo sobre a suposta demora do adversário na ida ao vestiário após o segundo set. Aí teve 15-30 que se mostraria fundamental, mas Kei chegou numa bola difícil e faz passada espetacular para depois sustentar o saque e ir a 5/2.