fiogf49gjkf0d
Copa Brasil, cadeira de rodas, Pinheiros, Paralimpiadas, Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Copa Brasil, cadeira de rodas, Pinheiros, Paralimpiadas, Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Copa Brasil, cadeira de rodas, Pinheiros, Paralimpiadas, tênis" /> fiogf49gjkf0d 2016/cadeirantes/daniel_rodrigues_roma_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2016/cadeirantes/daniel_rodrigues_roma_int.jpg" />São Paulo (SP) - Antes da maior delegação da história do Brasil no tênis em cadeira de rodas embarcar para os Jogos Paralímpicos Rio-2016, os paulistanos poderão ver de perto estes tenistas em ação na Copa Brasil de Tênis para Cadeirantes, no Esporte Clube Pinheiros, com entrada gratuita. O torneio acontece a partir desta quinta-feira e termina no domingo. Cinquenta e quatro atletas divididos nas categorias masculino, feminino, juvenil masculino, juvenil feminino e quad (para atletas que tenham deficiência em membros superiores, além de inferiores) vão jogar nas tradicionais quadras de saibro do Pinheiros. A competição é organizada pela Associação Itapirense de Judô, Esportes e Cultura (A.I.J.E.C.).
Os oito atletas paralímpicos brasileiros garantidos no tênis em cadeira de rodas nos Jogos do Rio e inscritos na Copa Brasil são: Natália Mayara, 25ª, e Rejane Candida, 39ª, no ranking mundial feminino; Daniel Rodrigues, 18º, Carlos “Jordan” Santos, 32º, Rafael Medeiros, 38º, e Mauricio Pomme, 64º, no ranking mundial masculino; além de Ymanitu Silva, 15º, e Rodrigo Oliveira, 39º, na categoria quad do ranking mundial.
História sobre o esporte
O tênis em cadeira de rodas foi criado em 1976, nos Estados Unidos, por Jeff Minnenbraker e Brad Parks. Eles construíram as primeiras cadeiras adaptadas para o jogo e difundiram em seu país. Em 1977, foi realizado o primeiro torneio no Griffith Park, na Califórnia.
Em 1988, a modalidade foi exibida nos Jogos Paralímpicos de Seul. Quatro anos depois, Barcelona foi um marco para o tênis em cadeira de rodas, quando a disputa da modalidade passou a valer medalhas.
O primeiro brasileiro no tênis em cadeira de rodas foi José Carlos Morais, em 1985. Ele conheceu o esporte quando foi à Inglaterra competir pela seleção nacional de basquete em cadeira de rodas. O Brasil estreou nos Jogos Paralímpicos em Atlanta (1996), com Morais novamente como pioneiro e Francisco Reis Junior.
Atletas por edição dos Jogos Paralímpicos:
Atlanta-1996 (Estados Unidos)
2 atletas: José Carlos Morais e Francisco Reis
Atenas-2004 (Grécia)
2 atletas: Carlos “Jordan” Santos e Mauricio Pomme
Pequim-2008 (China)
2 atletas: Mauricio Pomme e Carlos “Jordan” Santos
Londres-2012 (Inglaterra)
5 atletas: Natalia Mayara, Mauricio Pomme, Rafael Medeiros, Carlos “Jordan” Santos e Daniel Rodrigues
Rio-2016 (Brasil)
8 atletas: Natalia Mayara, Rejane Candida, Carlos “Jordan” Santos, Daniel Rodrigues, Mauricio Pomme, Rafael Medeiros, Ymanitu Silva e Rodrigo Oliveira