fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Paralimpicos, Copa Brasil , Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Paralimpicos, Copa Brasil , Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Paralimpicos, Copa Brasil , tênis" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2016/cadeirantes/Carlos Santos_Copa Brasil_oitavas_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2016/cadeirantes/Carlos Santos_Copa Brasil_oitavas_int.jpg" />
Notícias | Outros
Paralimpicos vencem na estreia da Copa Brasil
25/08/2016 às 22h54
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
2016/cadeirantes/Carlos Santos_Copa Brasil_oitavas_int.jpg" title="Carlos Santos, o Jordan." />

Carlos Santos, o Jordan.

Foto: Eric Visintainer/Divulgação
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

São Paulo (SP) – A seleção paralímpica de tênis em cadeira de rodas está em fase final de preparação, em São Paulo, visando a Paralimpíada do Rio de Janeiro em setembro. Com isso, todos os atletas do grupo estão disputando a Copa Brasil, que acontece nas quadras de saibro do Esporte Clube Pinheiros. 

Logo no primeiro dia de competição, nesta quinta-feira, foram realizadas mais de 30 partidas e todos os tenistas paralímpicos que entraram em quadra ganharam em dois sets. A competição é a última na América Latina antes do início dos Jogos Paralímpicos Rio-2016. 

Ymanitu Silva, 15º do mundo na modalidade quad (para atletas que tenham deficiência em membros superiores, além de inferiores) e número 1 do Brasil na categoria, bem como Rafael Medeiros, 39º no ranking mundial masculino e atual terceiro melhor tenista brasileiro, foram os únicos a não perderem um único game na primeira rodada. Silva derrotou Felipe Santana com as parciais de 6/0 e 6/0, enquanto Medeiros aplicou o mesmo placar em Paulo de Andrade. 

“Comecei bem e firme. Ganhei um jogo relativamente fácil e estou neste torneio para ganhar ainda mais confiança para a Paralimpíada, que é o torneio mais importante de todos os que já joguei”, disse Medeiros. 

Detentor de quase 30 títulos no tênis em cadeira de rodas, Carlos “Jordan” Santos, de 46 anos, que irá para a sua quarta Paralimpíada consecutiva em 2016, falou que a Copa Brasil vai além de preparativo para os Jogos em setembro. “Aproveitar o torneio para manter o treinamento que a gente vem intensificando nesta reta final até a Paralimpíada. [O torneio] serve para a gente desestressar um pouquinho desta concentração, para a gente botar em quadra tudo que estamos treinando e marcar pontos no ranking internacional”, disse o brasiliense. 

Maurício Pommé, que também participará da sua quarta Paralimpíada consecutiva, avançou às oitavas ao derrotar Gabriel Mataruna por 6/2 e 6/0. 

Na chave feminina, Maria Alves chegou às quartas com após vencer Vilma Miranda por 6/2 e 6/1 e Ana Caldeira passou sem dificuldades por Thalia da Conceição com 6/4 e 6/0. 

As partidas desta sexta-feira têm início às 10h, primeiro com rodadas válidas pela chave de simples masculina e feminina. Na sequência haverão jogos da categoria juvenil seguidos por uma segunda rodada do masculino e consolação feminino. Por último, não antes das 15h, as partidas de duplas. 

Categoria Juvenil 

Uma das promessas no tênis em cadeira de rodas também avançou. O carioca Caio Gonçalves, de apenas 16 anos, passou para as oitavas de final ao derrotar o experiente Sergio Gatto, de 49, por 7/6 (9/7) e 6/4, na partida mais longa desta quinta - nos torneios de tênis em cadeira de rodas, os atletas juvenis têm a oportunidade de disputar a categoria adulta na mesma edição. Já Jucelio Torquato, 14º no ranking mundial juvenil, foi derrotado por Zilmar Pires por 6/2 e 6/4, na chave principal. Na sexta-feira Torquato inicia a sua campanha na categoria juvenil na qual é o grande favorito.

Últimas notícias
Comentários
ProSpin