Notícias | Dia a dia
Wawrinka derruba Medvedev e chega às quartas
22/09/2022 às 15h54

Wawrinka veio do quali em Metz e venceu a primeira contra top 10 no ano

Foto: Corinne Dubreuil/Moselle Open

Metz (França) - Depois de ter passado pelo quali e também ter vencido na primeira rodada chave principal, Stan Wawrinka conseguiu uma vitória ainda mais expressiva nesta quinta-feira para chegar às quartas de final do ATP 250 de Metz. O suíço superou Daniil Medvedev, número 4 do mundo e principal cabeça de chave do torneio em quadras duras e cobertas, marcando as parciais de 6/4, 6/7 (7-9) e 6/3 em 2h20 de partida.

Aos 37 anos, Wawrinka aparece atualmente apenas no 284º lugar do ranking da ATP. O ex-número 3 do mundo e vencedor de três Grand Slam marcou sua 59ª vitória contra top 10 na carreira e a primeira na temporada. Seu retrospecto contra Medvedev agora está empatado por 2 a 2. O suíço ficou 13 meses sem jogar por lesão e cirurgia no pé esquerdo no ano passado.

Com a campanha até as quartas, Wawrinka está subindo provisoriamente para o 216º lugar do ranking e pode voltar ao top 200 caso vença mais uma. Seu próximo rival é o sueco Mikael Ymer, número 100 do ranking, que bateu o francês Gregoire Barrere por 6/4 e 6/3. O confronto entre eles é inédito no circuito.

+ Medvedev briga com torcida e se envolve em polêmica em Metz

Já Medvedev entrou diretamente nas oitavas em Metz e foi eliminado na estreia. O jogador de 26 anos chegou a liderar o ranking da ATP por 16 semanas em 2022, sendo 13 seguidas, mas perdeu a posição de número 1 do mundo depois de não conseguir defender o título do US Open. Ele foi eliminado ainda nas oitavas. O russo tem apenas um título na temporada, conquistado em Los Cabos e disputou outras três finais, uma delas no Australian Open.

Mais agressivo em quadra no início da partida, Wawrinka era quem assumia o controle dos ralis, enquanto Medvedev apostava na solidez de fundo e tentava se defender. A única quebra do primeiro set veio depois de um forehand para fora jogado pelo russo no sétimo game. Já o suíço sacou bem e não enfrentou break-points, com apenas quatro pontos perdidos em seus game de serviço na parcial.

No segundo set, Medvedev largou com 2/0, mas logo permitiu o empate. Depois disso, os sacadores prevaleceram até o fim do set. O ex-número 1 do mundo abriu 4-1, mas permitiu o empate e ainda salvou match-point no saque quando perdia por 6-5, antes de vencer a parcial e empatar o jogo. Já no set decisivo, Wawrinka conseguiu pressionar o saque de Medvedev com maior frequência, criou seis break-points e quebrou duas vezes. O suíço abriu 3/0, cedeu o empate, mas voltaria a quebrar na reta final da partida.

Hurkacz elimina Thiem nas oitavas de final
Com a queda de Medvedev, o polonês Hubert Hurkacz ganha o status de favorito e conseguiu uma vitória importante na estreia, diante do austríaco Dominic Thiem, por 6/3 e 6/4. Hurkacz é o atual número 10 do mundo e encara o francês Arthur Rinderknech, 60º colocado, que bateu o georgiano Nikoloz Basilashvili por 7/6 (13-11) e 6/3. Por sua vez, Thiem é ex-top 5 e ficou nove meses sem jogar por lesão no punho. Ele ocupa atualmente o 182º lugar do ranking.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva