Notícias | Dia a dia
Bahia Juniors Cup terá sua 37ª edição nesta semana
25/09/2022 às 19h40

Competição vai até o próximo sábado, dia 1º de outubro, em Salvador

Foto: Thiago Parmalat

Salvador (BA) - Um dos torneios mais tradicionais do calendário juvenil do país, o Bahia Juniors Cup terá sua 37ª edição. Os jogos acontecem nas quadras do Costa Verde Tennis Clube, em Salvador. Na categoria principal, 18 anos, o torneio é de nível ITF J3 e vale 100 pontos no ranking da Federação Internacional.

A competição, tem atletas de sete países. Além do Brasil, atuam jovens jogadores do Chile, Argentina, Estados Unidos, Japão, Itália e Peru. O evento tem tradição de revelar grandes nomes do tênis nacional. No ano passado, o carioca João Fonseca conquistou seu primeiro título internacional e hoje se encontra como o 55º do ranking mundial juvenil com apenas 15 anos e oitavas de final em Roland Garros e Wimbledon nesta temporada. Gustavo Kuerten foi campeão em 1993, além de Marcelo Melo, André Sá, Jaime Oncins e Flávio Saretta, que já jogaram o torneio disputado desde 1985.

Entre os destaques da chave masculina deste ano estão Gustavo de Almeida, Matheus de Lima, Pedro Rodrigues e Henriqe Ushizima, todos vencedores de torneios juvenis da ITF neste ano. No feminino, estão na disputa tenistas como Olivia Carneiro, Cecilia Costa, Maria Luisa Oliveira, Paola Dalmonico e Sofia Perovani. Os principais cabeças de chave serão o argentino Gonzalo Zeitune e a chilena Martina Pavissich.

Durante o quali neste fim de semana, o chileno Bastian Zamora e os brasileiros Luka Ono, Pedro Rocha, Enzo Sakiyama conseguiram vagas na chave. No feminino, Lais Shibata, Mariana Carvalho, Lais Peres e Beatriz Lobo.

Luise Pessoa, de 16 anos, ganhou convite para a chave principal na categoria principal de 18 anos. Seu avô, Francisco Pessoa, foi um dos precursores do torneio e faleceu em 2021 aos 77 anos: "Cresci ouvindo o meu avô contando com muito entusiasmo as histórias do torneio. Estou muito feliz por estar na Bahia e participar desse evento que ele organizava com tanto carinho. No último mês, intensifiquei os treinos, priorizando, na medida do possível, quadras semelhantes as do Costa Verde Tennis Clube".

As chaves principais das categorias 18, 16 e 14 anos terão início nesta segunda-feira. Já nos 12 anos, com pontos no ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis, as primeiras fases aconteceram no fim de semana. O torneio vai até o sábado, dia 1º de outubro.

Raul de la Vega vence seu 1º ITF nas duplas
O juvenil de 17 anos Raul de la Vega conquistou neste domingo seu primeiro título no circuito da Federação Internacional. Ele foi campeão de duplas no ITF J5 de McKinney, nos Estados Unidos, jogando ao lado do norte-americano Leonardo Dal Boni. Na final, venceram os também anfitriões Ian Bracks e Jacob Mann por 7/5 e 6/1.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva